introdução arquitetura e urbanismo

Páginas: 18 (4286 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
A arquitetura enquanto atividade é um campo multidisciplinar, incluindo em sua base a matemática, as ciências, as artes, a tecnologia, as ciências sociais, a política, a história, a filosofia, entre outros. Sendo uma atividade complexa, é difícil concebê-la de forma precisa, já que a palavra tem diversas acepções e a atividade tem diversos desdobramentos.Urbanismo é uma atividade técnica relacionadas com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade. Sua definição, porém, varia de acordo com a época e lugar, diferenciando-se da simples ação urbanizadora por parte do homem, de forma a que esteja associado à ideia de que as cidades são objetos a serem estudados, mais do que simplesmente trabalhados.
AU: É a arte de projetar e organizarespaços internos e externos, de acordo com os critérios de estética, conforto e funcionalidade.
O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios; ele faz a planta, e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação, a iluminação, etc. Ao lado do engenheiro, o arquiteto acompanha a construção egerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra.
Como urbanista, planeja o crescimento das cidades e bairros. Também desenha objetos, elabora placas de sinalização e logotipos. Urbanismo: planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e o zoneamento que irá direcionar o crescimento.
Arquitetura de interiores: organizar o espaçointerno, definindo os materiais de acabamento, e distribuição dos móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética.
Arquitetura verde: desenvolver projetos residenciais e comerciais que respeitem o meio ambiente e que se integrem com as características naturais do local, a fim de causar menor impacto ambiental possível.
Comunicação Visual: criar a identidade visual deempresas e produtos, com logotipos e material impresso ou digital.
Paisagismo e Meio Ambiente: desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação.
Edificação e Construção: projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos.
Restauro de Edifícios: recuperar casas e prédios antigos oudeteriorados, mantendo as características originais.
O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar a diversidade das contribuições dos diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira e seus ecossistemas. Esta responsabilidade implica em preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturaisbrasileiros, bem como assegurar a permanência e usufruto desses bens para a atual e as futuras gerações. Encontra-se presente em 27 superintendências espalhadas por todo o Brasil.
Olhar Crítico dentro do contexto da Arquitetura & Urbanismo
O Homem e o Espaço
Basicamente, considera-se o ESPAÇO como a dimensão geral da existência humana: o homem tem necessidade de estabelecer relações vitais como meio ambiente em que vive, de modo a conferir sentido e ordem ao mundo de ações e acontecimentos.
Enquanto para os animais, só há o espaço pragmático ou existencial, que é sentido por meio de seu instinto inato, para o homem, o espaço expressa sua posição no mundo e lhe dá sua orientação de ação.
Como a maior parte das ações humanas encerram aspectos espaciais (aberto / fechado, longe /perto, amplo / estreito, separado / unido, etc.), o homem precisa estabelecer e compreender as relações espaciais, unificando-as em um único conceito.
Para o filósofo grego Platão (427-347 a.C.), o ESPAÇO era mãe e receptáculo de todas as coisas criadas e visíveis pelo homem; e, por uma forma qualquer, sensíveis (ou seja, perceptíveis através dos sentidos humanos). Tratava-se do recipiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de introdução á arquitetura e urbanismo
  • Introdução a Arquitetura e Urbanismo
  • Introdução a arquitetura e urbanismo
  • INTRODUÇÃO AO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO
  • Arquitetura e urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e urbanismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!