Interdisciplinaridade

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ÉRICA OLIVEIRA SALGADO PINHEIRO















interdisciplinaridade

















Cuiabá
2013


érica oliveira salgado pinheiro

















interdisciplinaridade








Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Nortedo Paraná, para a disciplina Organização do Trabalho Pedagogico nos Anos Iniciais E.F. ; Reflexão e Pesquisa; Ensino da Língua Portuguesa; Fundamentos da Gestão Educacional; Ensino de Artes; Seminario VI; Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil.


Prof. Sandra Ramparazzo, Juliana Fogaça, Vilze Vidotti, Laura Cabral e Suhellen Lee.Cuiabá

2013



INTRODUÇÃO



Este trabalho tem o objetivo de conhecer um pouco mais sobre um tema ainda muito discutido e não finalizado que é a interdisciplinaridade.
Onde as pesquizas realizadas foram de grande riqueza no processo de conhecimento sobre o assunto.
Veremos o conceito de interdisciplinaridade que é um dialogo entre disciplinas,algumas propostas realizadas nos ensino fundamental, se lograram êxito, se possuem viabilidade e como a participação do professor e aluno são importantes nessa modalidade de ensino.
Observaremos quais disciplinas foram envolvidas e algumas capacidades adquiridas, através dos projetos. Também a importancia da gestão escolar no espaço educativo, as barreiras que podem bloquear ainterdisciplinaridade no seio escolar.






































DESENVOLVIMENTO





Interdisciplinaridade pode ser conceituada como uma estratégia de ensino e aprendizagem, é a utilização dos conteudos de maneira a levar o aluno a solucionar os problemas do dia a dia. A interdisciplinaridade pode ser considerada como um dialogo entredisciplinas, ela da uma visão geral que depois pode ser aprofundada individualmente sem perder a relação com a realidade vivenciada pelo aluno. Existe uma questão que pode colocar a interdisciplinaridade em risco, é não saber valorizar os eixos que cada disciplina trabalha, disciplina nenhuma pode ser anulada, valorizada como parte do conhecimento ou melhor como uma completando a outra.Nas pesquisas realizadas pude perceber que existem muitas propostas interdisciplinares, projetos que nasceram com o objetivo de proporcionar um apredizado significativo e concreto. É um saber que não esta pronto ele é construido.
Por isso vale ressaltar aqui algumas proposta encontradas durante a pesquisa são elas Ensino de educação patrimonial e Arqueologia no ensino fundamental ,que envolveu as seguintes disciplinas: História, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Informática e Artes. esse projeto tem a finalidade de chamar a atenção das crianças para a historia de sua cidade e a preservação dos monumentos históricos, claro que um dos objetivos é apresentar a arqueologia que muitos não conhecem, de uma maneira dinâmica relacionada com o ambiente em que os alunosvivem, vai ser trabalhado relatórios, cálculos de área, figuras geométricas, localização, cada professor envolveu o tema dentro da sua disciplina de modo a colaborar para o aprendizado dos alunos.
E a outra proposta mais simples chama-se Bichos de Jardim que envolve apenas duas disciplinas: Ciências e Língua portuguesa, ela valoriza os bichinhos do jardim da escola, que estão dentro darealidade dos alunos, deu autonomia para que os alunos escolhessem qual iria pesquisar para depois produzir as fichas com os dados dos bichos escolhidos.
A duas propostas são bem interessantes, ambas precisam de planejamento, mas uma envolve mais professores e outra somente a professora regente. Mas escolhi propositalmente essas duas, para considerar um ponto muito importante que é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!