Intercambio Universitario

Páginas: 6 (1463 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS TÉCNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO



















INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO







KAMILA KÖCHE
























BLUMENAU
2011
KAMILA KÖCHE










INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de UniversidadeCiência e Pesquisa do Curso de Engenharia de Produção do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau.

Prof. Silvestre Kestring













BLUMENAU
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO 5
2.1 MORADIA 5
2.2 CUSTOS 6
2.3 TRABALHO 6
3 OS CINCO PAÍSES MAIS PROCURADOS 7
3.1 ARGENTINA 7
3.2 AUSTRÁLIA 7
3.3 CANADá 8
3.4 ESPANHA 83.5 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 8
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10



1 INTRODUÇÃO

O mundo atual exige do jovem cada vez mais conhecimento prático. O intercâmbio entre estudantes de ensino superior tem como objetivo a troca de experiências entre os povos, entre as culturas, entre os recursos diferentes utilizados em suas áreas de conhecimento.
O intercâmbio estudantil propicia muitasvantagens, entretanto, devem ser renunciadas algumas coisas da vida particular como família, amigos, cultura. Deve-se ter um objetivo claro do que se quer realmente para que possa ser alcançado sem muitos entraves.
A valorização que o mercado de trabalho dá aos profissionais que fizeram intercâmbio é outro incentivo aos estudantes. Principalmente as empresas multinacionais ou que importam e/ou exportamsuas mercadorias.





















2 INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO

A palavra intercâmbio, em educação, refere-se a estudantes que passam um período que varia de seis meses a um ano estudando em outro país. Muitas instituições de ensino superior têm convênios com instituições de outros países para o intercâmbio entre seus alunos. As instituições privadas oferecempossibilidade de intercâmbio para estudantes de graduação e pós graduação, sendo que os custos com passagem, hospedagem e alimentação são pagos pelos próprios estudantes.

Um intercâmbio cultural no exterior é muito mais do que a chance de aprender uma nova língua. É a oportunidade de conhecer culturas muitas vezes completamente diferentes das nossas, experimentar novas possibilidades de relacionamento,descobrir novos talentos e potenciais em nós mesmos enquanto vivemos em um país estrangeiro. (Em< http://www.mundovestibular.com.br/articles/502/1/INTERCAMBIO-CULTURAL-NO-EXTERIOR/Paacutegina1.html. Acesso em 27 de março 2011.).

É preciso estudar com calma as opções. E, claro, pesquisar sobre os destinos (país, estado e cidade para onde pretende ir), a instituição de ensino e o curso pretendido.Tudo isso para que o estudante não seja surpreendido com informações desconhecidas quando já estiver lá. Se o custo da viagem é algo primordial para o embarque, alguns países como Espanha e Canadá possuem opções mais baratas de intercâmbio. No outro lado da moeda estão Austrália e Estados Unidos da América, com os pacotes mais caros do mercado.

2.1 MORADIA

Decididas a cidade e ainstituição, é hora de escolher o tipo de moradia. Em pacotes fechados de empresas particulares, o intercambista encontra a opção de morar com uma família no outro país. Essa é a alternativa mais barata, que o ajudará a praticar o idioma e conhecer melhor a cultura. Porém, o estudante terá de respeitar os costumes e horários da “nova” família, o que restringirá um pouco a sua liberdade.
Os alojamentos sãomoradias divididas por vários estudantes de vários países e cursos diferentes. São, muitas vezes, fornecidos pelas próprias universidades onde os estudantes estão fazendo intercâmbio e, por isso, ficam próximos a elas (para que o aluno não tenha de gastar com transporte).
Quem tem mais condição financeira pode alugar um imóvel (e até mesmo dividi-lo com alguém), mas essa alternativa gera...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intercâmbio
  • intercambio
  • Intercambio
  • Intercambio
  • Intercambio
  • intercâmbio
  • intercambio
  • INTERCÂMBIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!