Fenomenologia

Páginas: 4 (839 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
1. Origem do termo e o que é
O termo “Fenomenologia” vem do grego “phainesthai” que é tudo aquilo que se revela, e “logos” que significa estudo. É uma ciência subjetiva que trata dos fenômenosperceptíveis, extinguindo a separação entre o sujeito e o objeto.  A Fenomenologia é um tratado científico a respeito da descrição e classificação dos fenômenos. É oposta ao positivismo, analisando arealidade no ponto de vista individual. Essa filosofia surgiu no século XIX e teve Edmund Husserl como fundador da Fenomenologia como método de investigação filosófica.

2. Edmund Husserl e aFenomenologia
O maior legado de Edmund Husserl foi a inovação metodológica proposta pela fenomenologia. Husserl contribuiu de maneira decisiva para uma nova leitura dos problemas filosóficos da ontologia, dasubjetividade e da linguagem, pela sua nova concepção de como devemos abordar o problema do conhecimento.
Através de uma incansável investigação sobre o significado de fenômenos visados Husserldevemos pela fenomenologia retornar às coisas mesmas, não mais concebidas como fatos, sense data ou matéria bruta dos sentidos, mas pela dação de sentido na própria correlação entre a consciência e o serdo fenômeno.

3. Gestalt na abordagem fenomenológica
Foi de grande importância e de grande impacto o pensamento fenomenológico na psicologia, na qual Franz Brentano e o alemão Carl Stumpf haviampreparado o terreno, e na qual o psicólogo americano William James, a escola de Würzburg, e os psicólogos da Gestalt haviam trabalhado ao longo de linhas paralelas. Este método, e as adaptações dessemétodo, tem sido usados para estudar diferentes emoções, patologias, coisas tais quais separação, solidão, solidariedade, as experiências artística e religiosa, o silêncio e a fala, percepção e ocomportamento, e assim por diante.

4. Fenomenologia e a abordagem humanista
De forte influência existencial e fenomenológica, a Psicologia Humanista busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenomenologia
  • Fenomenologia
  • Fenomenologia
  • Fenomenologia
  • FENOMENOLOGIA
  • Fenomenologia
  • Fenomenologia
  • Fenomenologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!