INTEMPERISMO E FORMAÇÃO DO SOLO

3685 palavras 15 páginas
Unidade III- INTEMPERISMO E FORMAÇÃO DO SOLO
1- Intemperismo (in www.cprm.gov.br)- Pércio de Moraes Branco
As rochas que estão aflorando na crosta terrestre, sejam de que tipo for, sofrem constantemente desagregação e decomposição, seguidas de transporte dos fragmentos assim produzidos. Esses fragmentos, chamados sedimentos, são depositados em outros locais, onde, com a passar de muito tempo, poderão dar origem a novas rochas, do tipo sedimentar.
O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico.

I N T E M P E R I S M O
Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra. É um processo importante porque é o início de um processo maior que continua com a erosão e a deposição do material por ele formado, com a posterior diagênese, que leva à formação das rochas sedimentares.
É a partir do intemperismo também que se forma o regolito, conjunto do material alterado, e, num estágio mais avançado, o solo, material superficial em avançado estado de alteração e lixiviação, associado à matéria orgânica, fundamental à prática agrícola e, portanto, à sobrevivência do ser humano.

Fatores que controlam o intemperismo
São vários os fatores que influem no intemperismo:
Clima
É o mais importante. É ele que determina a distribuição sazonal das chuvas, fundamentais porque é a água o principal agente transportador dos produtos do intemperismo, e as variações de temperatura, que contribuem para a fragmentação das rochas, através da alternância de períodos de dilatação com períodos de contração. Quanto maior a disponibilidade de água e quanto mais frequente for sua renovação, mais completas serão as reações químicas do intemperismo. Quanto à temperatura, para cada 10 ºC de elevação há um aumento de duas a três vezes na velocidade das reações química. Isso explica por que o intemperismo é mais

Relacionados

  • 2015224 162932 Aula 02 GESAM
    4507 palavras | 19 páginas
  • Dissertacao49 2
    12777 palavras | 52 páginas
  • engenheira
    302346 palavras | 1210 páginas