Inteligencias multiplas

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
1. Definir os conceitos epistemológicos e pedagógicos.

No modelo de pedagogia diretiva (Emprirismo) o professor jamais aprende com o aluno, ele apenas ensina e o aluno por sua vez aprende. Essemodelo trata-se da questao "explicação". O aluno aprende se, e somente se, o professor ensina, é a transferência do conhecimento. Esse aluno aprende a silenciar e nao a questionar, perante oautoritarismo do professor.

Na pedagogia nao diretiva (Inatismo) o professor atua como auxiliar do aluno, ele nao interfere no saber do aluno, mas ajuda a organizar, a trazer consciência. O professor usa oregime do "deixar fazer", dessa maneira o aluno encontra o próprio caminho.
Esse modelo pe sustentado pelo Apriorismo, que acredita que todo ser humano ja nasce com herança genética, porém nessemodelo os miseráveis, os pobres, os mal nutridos...e uma sala de aula entregues a si mesmos produziram menos em relação a conhecimento comparado a uma criança de classe média ou alta. Nessa relação oresultado é fracasso, porque o aluno nao consegue aprender por si só e o professor não pode interferir.

A pedagogia relacional (Interacionismo) refere-se ao modelo onde é feita a trica de conhecimentoentre professor e o aluno. Nesse modelo o professor leva o material para os alunos e a partir disso é estudado e explorado pelos alunos, após esse estudo o professor faz um determinado número deperguntas, todas relacionadas ao material usado em sala de aula, também é comum que o professor peça desenhos, pinturas, proponha teatros... tudos relacionado a aula. Para o professor o aluno aprendemelhor quando esse método é utilizado.

2. O que a privação do contato social pode ocasionar no desenvolvimento e aprendizagem

A criança quando nasce apesar de muito indefesa possui uma grandecapacidade para a aprendizagem, e passa a ter relações positivas e negativas com o meio em que vive.
A privação social causa angústia, exagerada necessidade de amor, depressão e, por vezes traz efeitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligencias multiplas
  • Inteligências múltiplas
  • Inteligências multiplas
  • Inteligencias multiplas
  • Inteligências múltiplas
  • inteligencias multiplas
  • Inteligencia Multiplas
  • As inteligências múltiplas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!