Inteligencias Multiplas

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
O presente estudo teve como interesse investigar a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e propor estratégias de ensino que podem contribuir para ampliar as possibilidades de aprendizado desde os primeiros anos escolares, (mais especificamente, para crianças de quatro a seis anos, na Educação Infantil). Gardner elaborou esta teoria para explicar que a inteligência é a habilidadepara resolver problemas ou criar produtos valorizados em um ou mais cenários culturais. Sugeriu ainda que não haveria uma única inteligência, mas múltiplas inteligências que só se desenvolvem se valorizadas e estimuladas pelo ambiente. Nos estudos mais recentes, o autor acrescentou novos tipos de inteligências, o que tem motivado outras pesquisas em busca de novas habilidades, porém o foco desteartigo serão as sete primeiras destacadas na teoria. Para que as escolas formem pessoas preparadas para pensar, para raciocinar e resolver problemas, é preciso que o processo educativo seja estimulante, oferecendo um ambiente escolar que estimule o desenvolvimento de todas as inteligências, garantindo uma aprendizagem significativa.

O dicionário Michaelis (2009) define como inteligência:

1Faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar; entendimento, intelecto. 2 Compreensão, conhecimento profundo. 3 Filos Princípio espiritual abstrato considerado como a fonte de toda a intelectualidade. 4 Psicol Capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito (medido na execução de tarefas que envolvam apreensão de relações abstratas) e, bem assim, de aprender, para que essassituações possam ser bem resolvidas. 5 Pessoa de grande esfera intelectual.

Porém, essa definição não é suficiente por estar pouco enquadrada para a visão dos estudiosos em educação.

Para melhor entendimento, considera-se pertinente traçar um panorama histórico breve sobre a inteligência.

Povos de culturas tradicionais acreditavam que os mais velhos seriam os mais sábios, adotavam portanto comolíderes, as pessoas idosas, chefes de famílias ou clãs.

Os povos tradicionais podem admirar a alfabetização, mas eles geralmente não definem a inteligência em termos de habilidades de ler e escrever. Em vez disso, como revelam os ilhéus de Puluwat e as tribos africanas, uma capacidade de lidar sabiamente com os outros é em geral considerada como um sinal de Inteligência entre as culturastradicionais. Esse foco faz muito sentido, especialmente porque essas culturas dependem dos esforços de muitas pessoas para assegurar suas necessidades básicas. (GARDNER; KORNHABER; WAKE, 1998, P.20)

A atual sociedade capitalista considera inteligente o indivíduo de rápida compreensão, astuto, sábio, com capacidades mais avançadas na leitura, escrita e cálculos, o que acaba por marginalizar e rotularos que não conseguem tais feitos.

Nas sociedades tradicionais as crianças convivem em um ambiente cheio de oportunidades para aplicar suas habilidades em situações concretas, aprendem valores e habilidades de sua cultura observando o que os mais velhos fazem. Para atender às necessidades básicas de todos é preciso que haja cooperação, portanto inteligente é o indivíduo que consegue assegurá-la.Vários filósofos gregos questionaram a natureza da inteligência. Aristóteles acreditava que “conhecer o universal também nos faz conhecer o particular, mas conhecer o particular não envolve o universal”. (ARISTÓTELES, apud GARDNER, 1998, p. 47).

Já Descartes, defendia a mente como a fonte de nosso conhecimento mais certo, considerava também que algumas formas de conhecimento eram inatas.Avançando alguns anos, na virada do século XX, surge o QI (Quociente de Inteligência), criado por Alfred Binet, psicólogo francês, e sua equipe. O QI é determinado através de testes que medem a inteligência como sendo a capacidade intelectual do indivíduo. (GARDNER, 2001)

A inteligência para Binet poderia ser medida por meio de um teste que traria como resultado um número, o QI – Quociente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligencias multiplas
  • Inteligências múltiplas
  • Inteligências multiplas
  • Inteligencias multiplas
  • Inteligências múltiplas
  • Inteligencias multiplas
  • inteligencias multiplas
  • Inteligencia Multiplas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!