Instrumentação Industrial

Páginas: 8 (1992 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013


Disciplina: Instrumentação Industrial
Professor: Rafael
Alunas: Fernanda da Silva Ferreira
Marina de Almeida Lima
Turma: QIM 381












Representação Esquemática em Plantas Industriais de Instrumentos Pneumáticos, Hidráulicos e Eletrônicos.














Data da entrega: 25 de março de 2010.

A instrumentação é a ciência que aplica e desenvolvetécnicas para a adequação de instrumentos de medição, transmissão, indicação, registro e controle de variáveis físicas em equipamentos nos processos industriais. Nas indústrias de processos tais como siderúrgica, petroquímica, alimentícia, produção de papel, entre outras, a instrumentação é responsável pelo rendimento máximo de um processo, fazendo com que toda energia cedida, seja transformada emtrabalho na elaboração do produto desejado. As principais grandezas que traduzem transferências de energia no processo são: pressão, nível, vazão e temperatura, as quais denominamos de variáveis de um processo.

Classificação de instrumentos de medição:

Existem vários métodos de classificação de instrumentos de medição. Dentre eles será abordado a classificação por sinal transmitido ou suprimento.Classificação por sinal de transmissão ou suprimento

Os equipamentos podem ser agrupados conforme o tipo de sinal transmitido ou o seu suprimento. De acordo com essa definição existem três subclassificações: a do tipo pneumático, tipo hidráulico e tipo elétrico.

Tipo pneumático

Nessa transmissão é utilizado gás comprimido, cuja pressão é alterada conforme o valor que se desejarepresentar. A variação da pressão do gás é linearmente manipulada numa faixa específica, padronizada internacionalmente, para representar a variação de uma grandeza desde seu limite inferior até o seu limite superior. O padrão de transmissão ou recepção de instrumentos pneumáticos mais utilizados é de 0,2 a 1,0 kgf/cm2 (aproximadamente de 3 a 15 psi no sistema inglês). Os sinais de transmissãoanalógica normalmente começam com um valor acima de zero para termos uma segurança em caso de rompimento do meio de comunicação. O gás mais utilizado para transmissão é o ar comprimido, sendo também o nitrogênio e em casos específicos o gás natural.

Vantagens:

A grande e única vantagem em se utilizar instrumentos pneumáticos está no fato de se poder operá-los com segurança em áreas onde existamriscos de explosão (centrais de gás, por exemplo).

Desvantagens:

Necessita de tubulação de ar comprimido (ou outro gás) para seu suprimento e funcionamento).
Utilização de equipamentos auxiliares tais como compressor, filtro, desumidificador, dentre outros, para fornecer aos instrumentos ar seco, e partículas sólidas.
Devido ao atraso que ocorre na transmissão do sinal, este não pode serenviado à longa distância, sem uso de reforçadores. Normalmente a transmissão é limitada à aproximadamente 100 m.
Vazamentos ao longo da linha de transmissão ou mesmo nos instrumentos são difíceis de serem detectados.
Não permite conexão direta aos computadores.

Tipo hidráulico:

Similar ao tipo pneumático e com desvantagens equivalentes, o tipo hidráulico utiliza-se da variação da pressãoexercida em óleos hidráulicos para a transmissão de sinal. É especialmente utilizado em aplicações onde torque elevado é necessário ou quando o processo envolve pressões elevadas.

Vantagens:

Podem gerar grandes forças e assim acionar equipamentos de grande peso e dimensão.
A resposta obtida é rápida.

Desvantagens:

Necessita de tubulações de óleo para transmissão e suprimento
Necessita deinspeção periódica do nível de óleo bem como sua troca.
Necessita de equipamentos auxiliares, tais como reservatório, filtros, bombas, dentre outros.

Tipo elétrico:

Esse tipo de transmissão é feito utilizando sinais elétricos de corrente ou tensão. Em face da tecnologia disponível no mercado em relação à fabricação de instrumentos eletrônicos microprocessados, hoje esse tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumentação industrial
  • Instrumentação industrial
  • Instrumentação Industrial
  • Instrumentação Industrial
  • Instrumentação industrial
  • Instrumentação industrial
  • Instrumentação industrial
  • Instrumentação Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!