Tipos de cimento

Páginas: 7 (1699 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

O cimento BC tem como propriedade retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, o que evita o aparecimento de fissuras de origem térmica, devido ao calor desenvolvido durante a hidratação do cimento. Os cimentos classificados como BC, são aqueles que geram até 260 J/g e até 300 J/g aos 3 dias e 7 dias dehidratação, respectivamente, e podem ser qualquer um dos tipos básicos. O ensaio do cimento é executado de acordo com a norma NBR 12006, Determinação do Calor de Hidratação pelo Método da Garrafa de Langavant.
A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 13116.












Cimento Portland Branco (CPB)

O Cimento Portland Branco se diferencia por coloração, pois este ébranco, devido principalmente o uso do caulim no lugar da argila e também ao processo de resfiramento e moagem do produto. Pode ser classificado como não estrutural e estrutural. O tipo não estrutural, que é formado de 50% a 74% de clínquer e gesso, além de poder ter adição de 26% a 50% de material carbonático, não possui indicações de classe, podendo ser usado na fabricação de ladrilhoshidráulicos e no rejuntamento de azulejos, mas deve ser usado em aplicações não estruturais. Já o tipo estrutural, que é formado de de 75% a 100% de clínquer e gesso, além de poder ter adição de no máximo 25% de material carbonático é usado em em concretos brancos com fins arquitetônicos, possuindo 25, 32 e 40 na classe de resistência.
É indicado para projetos arquitetônicos normais,diferentes e ousados, porque pode ter várias cores, já que, é possível colocar pigmentos coloridos no cimento. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 12989.




Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)

Os cinco tipos básicos de cimento, CP I, CP II, CP III, CP IV e CP V-ARI, que serão explicados abaixo podem ser classificados como resistentes a sulfatos, desde que seenquadrem dentro de uma das características abaixo: possuir o teor de aluminato tricálcico (C3A) do clínquer e teor de adições carbonáticas de no máximo 8% e 5% em massa, respectivamente; os cimentos do tipo alto-forno que contiverem entre 60% e 70% de escória granulada de alto-forno em massa; os cimentos do tipo pozolânico que contiverem entre 25% e 40% de material pozolânico em massa; os cimentos quetiverem antecedentes de resultados de ensaios de longa duração ou de obras que comprovem resistência aos sulfatos. É indicado para meios agressivos sulfatados, como redes de esgotos, estações de tratamento de água e esgotos, etc. Além de poder ser usado obras em regiões litorâneas, subterrâneas e marítimas, obras de recuperação estrutural e industriais, pisos industriais, pavimentos,argamassa armada, entre outros. A norma brasileira que trata deste tipo é a NBR 5737.









Cimento Portland comum (CP-I)

O cimento CP-I é o mais básico do cimento Portland, pois ele é puro, não possui nenhuma modificação, é composto por clínquer, tem apenas à adição de gesso, cerca de 3%, este evita a reação imediata da hidratação do cimento, assim atua como retardador de pega.É indicado em construções que não necessite de condições especiais, que não tenha exposições a sulfatos do solo, águas subterrâneas, água do mar ou esgotos.
A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 5732.






Cimento portland comum com adição (CP I-S)

O cimento CP I-S é como o comum, pois tem a mesma composição do CP-I, porém contém 5% de material pozolânico,devido a esta adição, o cimento possui menor permeabilidade,
É indicado para serviços de construção em geral, que não tenha exposição a sulfatos do solo ou à água subterrâneas. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 5732.










Cimento portland composto com escória (CP II-E)

O cimento CP II-E é classificado como composto, por possuir de 6% à 34%...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de cimento
  • Tipos de Cimento
  • TIPOS DE CIMENTO
  • Tipos de cimento
  • Tipos De Cimento
  • Tipos de cimentos
  • Tipos de cimento
  • Tipos de Cimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!