Tipos de cimentos

Páginas: 6 (1447 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
 IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora










Tecnologia do concreto
Tipos de cimento














Junho de 2013
1- Introdução

Cimento é o nome dado a um material cerâmico, que em contato com a água, forma uma pasta que possui plasticidade, e através de reações químicas, produzidas ao longo do tempo, lhe dão resistência mecânica e permitem o seu endurecimentogradativo.
É formado basicamente de clínquer e gesso, mas nem todos os cimentos são iguais, pois estes se diferenciam de acordo com as proporções de clínquer, de sulfatos de cálcio, de material carbonático e de aditivos, como escórias, pozolanas e calcário, adicionadas durante seu processo de moagem, sendo assim, para cada tipo de trabalho a ser realizado é necessário um tipo de cimento específico.Atualmente, existem 11 tipos de cimentos Portland, sendo classificados em: Comuns (CP - I); Compostos (CP – II); Alto forno (CP III); Pozolânico (CP – IV); Alta resistência inicial (CP –V); Resistente a sulfatos (RS); Baixo calor de hidratação (BC); Branco (CPB), que serão explicados a seguir.

















2- Composição dos cimentos


Clínquer
Principal materialutilizado na fabricação do cimento Portland, é ele que faz com que haja reações que irão se relacionar com a resistência mecânica deste, após sua hidratação.

Gesso
O gesso é adicionado no cimento como forma de retardar o seu início de pega. Se não fosse adicionado gesso ao cimento, este iria, em poucos minutos, endurecer.

Escória de alto-forno
Utiliza-se a escória de alto-forno no cimentocom a finalidade de elevar sua durabilidade, principalmente em locais com grande presença de sulfatos.

Materiais pozolânicos
Eles são utilizados para complementar o clínquer, na função de reagir ao ser adicionado água, além disso, fazem com que o cimento se torne mais impermeável.

Materiais Carbonáticos
Os materiais carbonáticos são utilizados no cimento com o objetivo de ter uma maiorfacilidade na utilização no concreto e nas argamassas.








3– Tipos de cimento

Cimento Portland Comum (CP – I)
Entre os cimentos Portland, o CP- I é o tipo mais básico, devido ao fato dele não possuir nenhum tipo de aditivo além do gesso. Sua utilização é indicada para construções em geral, ou seja, em construções simples como casas, apartamentos, indústrias e outros, porém não éindicado para locais onde há exposição de sulfatos do solo ou águas subterrâneas. Possui resistência de 25 MPa e a norma brasileira que trata dele é a NBR 5732.

Cimento Portland Comum com Adição (CP I – S)
O CP I – S possui a mesma composição do CP – I (clínquer e gesso), porém apresenta de 1 a 5% de pozolânico em massa, por este fato apresenta menor permeabilidade. Apresenta resistência de 32a 40 MPa e sua norma brasileira é a NBR 5732.

Cimento Portland Composto (CP – II)
Os CP – II são chamados de compostos por apresentar além do clínquer e do gesso outro tipo de adição. Diferem-se do CP – I devido ao fato de gerarem calor em uma velocidade menor e por isso são utilizados sob forma de argamassa, concreto simples, armado protendido, elementos pré-moldados e objetos de cimento.A norma brasileira para este tipo de cimento é a NBR 11578. E é subdividido em:
Cimento Portland Composto com Escória (CP II – E)
Possuí além da sua composição básica a adição de 6 a 34% em massa escória granulada de alto forno, dando a este cimento um baixo calor de hidratação, por isso é indicado para estruturas que precisem que o calor se desprenda lentamente. Possui resistência de 25 MPa.Cimento Portland Composto com pozolana (CP II – Z)
Possuí a adição de 6 a 14% em massa de material pozolânico, permitindo sua menor permeabilidade, e dessa forma é indicado para obras subterrâneas, onde há a presença de água. Possui resistência de 32 MPa.

Cimento Portland Composto com Filer (CP II – F)
Possuí a adição de 6 a 10% de material carbonático (filer) em massa. Pode ser aplicado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de cimento
  • Tipos de cimento
  • Tipos de Cimento
  • TIPOS DE CIMENTO
  • Tipos de cimento
  • Tipos De Cimento
  • Tipos de cimentos
  • Tipos de cimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!