INSTITUTO SUMAR DE EDUCA O SUPERIOR 2

2265 palavras 10 páginas
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR-ISES
FACULDADE SUMARÉ

GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGOGICA

Abimaelza Pereira Lima Queiroz Ra 1512287
Ana Carolina de Arruda Ra 1510482
Bruna Cardoso Ra 1511893
Elizabete Aparecida Ferreira Ra 1511724
Janaina Valéria F.Cunha Ra 1510431

São Paulo
2015
Sumário
1- INTRODUÇÃO 3
2- GESTÃO ESCOLAR 4
3 - COORDENAÇÃO PEDAGOGICA 6
4- CONTEÚDOS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO 7
5 – ENTREVISTA 9
6 – ESPECIFICIDADE 10
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
8 - BIBLIOGRAFIA 12

1 - INTRODUÇÃO

Neste trabalho, iremos abordar a gestão escolar, os aspectos de atuação dos seus agentes, a importância do papel formador do coordenador pedagógico, dentro de uma perspectiva didática, a relação entre o projeto de formação da equipe docente e o projeto pedagógico da escola., os dez conteúdos necessários à formação do coordenador pedagógico, uma entrevista com a Pedagoga Janaina Mancini Borsou formada em serviço social, psicopedagoga, gestão escolar e a especificidade do gestor e coordenador pedagógico.

2 - GESTÃO ESCOLAR

A gestão escolar se constitui em uma dimensão e um aspecto de atuação dos seus agentes (diretores, supervisores, coordenadores, professores, pais, alunos, comunidade, etc.) que objetiva promover a organização, a estrutura, o planejamento, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o crescimento e avanço das questões sócio educacionais dos estabelecimentos de ensino que são as escolas. Vivemos diante de diversas dificuldades que a escola apresenta na sociedade desde as políticas públicas implementadas até aos conflitos existentes internos. Garantir um aprendizado de nível excelente aos alunos, assim como gerir adequadamente os recursos à disposição da escola são tarefas do gestor.
Em nosso país, a gestão educacional se estabelece por meio da organização de seus sistemas de ensino, na esfera federal, estadual e municipal,

Relacionados