Infra estrutura

Páginas: 6 (1396 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO

Na próxima década, o Brasil que avança para a quinta posição entre as maiores economias do globo, tem muitos problemas estruturais para resolver. Alguns anos atrás isso seria apontado como um grande problema. Hoje, paradoxalmente, é solução e garantia de rápido crescimento em período de estagnação daqueles que não tem mais problemas estruturais a resolver.
No Brasil faltamrodovias e ferrovias para escoar nossa imensa produção agrícola. Portos e aeroportos estão no limite, clamando por reformas e ampliações.
Nossos rios não são navegados porque faltam dragagens e eclusas.
Nas cidades, ruas congestionadas e transporte coletivo à beira do caos exigem soluções modernas de transporte de massa como bondes, trens urbanos e metrôs. Há déficit na coleta e no tratamento deesgoto, falta drenagem urbana. Os escassos programas habitacionais nas duas últimas décadas geraram um monumental déficit por moradias. Sem falar que praticamente tudo o que existe na infraestrutura nacional precisa ser melhorado, ampliado e modernizado.
Dificuldades nunca faltaram. Havia falta de dinheiro e de políticas públicas. O país pobre foi acumulando problemas durante séculos, mas está agorano limiar de uma grande mudança que dará início a um círculo virtuoso, que vai impulsionar o desenvolvimento.
O crescimento da economia faz a roda girar, gerando recursos para serem aplicados na infraestrutura. Surgem empregos e oportunidades e a economia se dinamiza, fica mais competitiva e gera mais excedentes que são canalizados para novas obras estruturantes. A economia se fortalece, geramais empregos e renda, que voltam a engordar os cofres públicos.
Instala-se um ciclo virtuoso que não tem mais fim, e que neste período pós-crise somente é possível em economias onde os investimentos públicos resultam em aumento da competitividade das empresas, gerando benefícios econômicos para toda a população. Um ciclo que os países desenvolvidos viveram há 80, 100 anos atrás.




2DÉCADA DA INFRAESTRUTURA

Há uma tradição mundial e também de países, de rotular as décadas que ficam para trás. Os anos 80, por exemplo, foram registrados na história brasileira como “a década perdida”, porque o país cresceu muito pouco tanto do ponto de vista econômico como social. Relatório do BIRD, o Banco Mundial, aponta os anos 90 como “a década da pobreza” no mundo, denunciando que um bilhão emeio de pessoas em todo o planeta sobreviviam no início dos anos 2000 com renda de, no máximo, um dólar por dia.
A primeira década dos anos de 2000 foi apontada como a “década da sustentabilidade”, em razão das preocupações ambientais geradas pelo aquecimento global e o início das preocupações mundiais com a sustentabilidade do planeta. O que é certo, entretanto, é que esta década será, para osbrasileiros, a “década da infraestrutura”.
Os três últimos anos já prenunciam o que teremos pela frente, Rodovias&Vias vem registrando em todas as suas edições o que de mais importante ocorre com a infraestrutura nacional.
E não faltam boas notícias. O PAC, apesar de ser uma espécie de grife do atual governo, é mesmo um assombroso repositório de investimentos públicos sem precedentes nahistória brasileira. Hidrovias, rodovias, aeroportos, refinarias, gasodutos, ferrovias, moradias, saneamento, linhas de distribuição de energia, transportes urbanos, e toda sorte de obras de infraestrutura estão contempladas no programa.
Pela primeira vez no Brasil um plano plurianual de investimentos chega à cifra do “trilhão”, ainda que possa ser questionável e demasiadamente elástico.
O últimobalanço do PAC apresentado pela então ministra na época Dilma Rousseff revelou que o programa já totaliza 33,3% de ações concluídas e 58% delas caminham em ritmo adequado. Menos de 9% das ações estão paradas ou com problemas de execução. Segundo a ministra, no período 2007-2010, os investimentos do PAC foram ampliados de R$ 504 bilhões para R$ 646 bilhões.


3 PROBLEMAS INFRAESTRUTURAIS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infra-estrutura
  • Infra estrutura
  • Infra estrutura
  • infra estrutura
  • Infra Estrutura
  • infra estrutura
  • Infra-estrutura de redes
  • superestrutura e infra-estrutura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!