Infra estrutura

Páginas: 11 (2507 palavras) Publicado: 22 de maio de 2015
1. INTRODUÇÃO
O sistema de drenagem deve ser entendido como o conjunto da infra estrutura existente em uma cidade para realizar a coleta, o transporte e o lançamento final das águas superficiais. Inclui ainda a hidrografia e os talvegues. É constituído por uma série de medidas que visam a minimizar os riscos a que estão expostas as populações, diminuindo os prejuízos causados pelas inundações epossibilitando o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e ambientalmente sustentável.
O sistema pode ser dividido em:
MICRODRENAGEM São estruturas que conduzem as águas do escoamento superficial para as galerias ou canais urbanos. É constituída pelas redes coletoras de águas pluviais, poços de visita, sarjetas, bocas-de-lobo e meios-fios.
MACRODRENAGEM São dispositivosresponsáveis pelo escoamento final das águas pluviais provenientes do sistema de microdrenagem urbana. É constituída pelos principais talvegues, fundos de vales, cursos d’água, independente da execução de obras específicas e tampouco da localização de extensas áreas urbanizadas, por ser o escoadouro natural das águas pluviais.
Os sistemas de drenagem urbana são sistemas preventivos de inunda- ções,principalmente nas áreas mais baixas das comunidades sujeitas a alagamentos ou marginais aos cursos d’água. A enchente é um fenômeno natural do regime do rio, e todo rio tem sua área de inundação. As inundações passam a ser um problema para o homem quando ele deixa de respeitar os limites naturais dos rios, ocupando suas áreas marginais.
As inundações urbanas podem ser:
• em áreas ribeirinhas: os riospossuem dois leitos - o leito menor em que a água escoa na maioria do tempo e o leito maior. Este último costuma ser inundado pelo menos uma vez a cada dois anos;
• devido à urbanização: o aumento da densidade de ocupação por edificações e obras de infra-estrutura viária resulta em maiores áreas impermeáveis e, como conseqüência, o incremento das velocidades de escoamento superficial e a redução derecarga do lençol freático. A recarga do aqüífero se processa através das águas de chuva ou pelas águas de um rio, quando este percorre um leito poroso. O aqüífero subterrâneo é o responsável pelo abastecimento de toda nascente d’água e a impermeabilização do solo poderá eliminá-las e, conseqüentemente, os rios desaparecerão. Em áreas urbanas é comum a inundação localizada devido ao estrangulamentodo curso d’água por pilares de pontes, adutoras, aterros e rodovias que reduzem a seção de escoamento do rio. Um dos efeitos causados pela urbanização são as enchentes, - lentas ou rápidas, que se avolumam no decorrer dos dias - podendo causar prejuízos materiais e provocar mortes. A principal causa das enchentes deve-se à ocupação desordenada do solo, não só no território municipal como também amontante em toda a área da bacia de contribuição, e ao sistema de drenagem urbana que transfere os escoamentos para jusante, sem qualquer preocupação com a retenção de volumes escoados. Um sistema de drenagem eficiente é o que drena os escoamentos sem produzir impactos nem no local nem a jusante. A estratégia utilizada para os problemas de drenagem urbana esteve, durante anos, voltada para aretificação dos rios, córregos e o revestimento de suas calhas, com graves conseqüências ambientais, destacando-se: aumento das velocidades de escoamento e, conseqüentemente, a transferência de inundação para jusante; eliminação de ecossistemas aquáticos; processos erosivos nas margens dos cursos d’água e elevados custos para o município, sem, necessariamente, obter resultados efetivos. Atualmente, osistema de drenagem urbana aponta para a preservação dos cursos d’água, sua despoluição e a manutenção das várzeas de inundação, de forma que não sejam necessárias obras estruturantes, reduzindo-se custos de implantação e problemas provocados pelas mesmas, tirando proveito de seu potencial urbanístico como áreas verdes e parques lineares.
1. HISTÓRICO
Historicamente, a hidrologia urbana pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infra-estrutura
  • Infra estrutura
  • Infra estrutura
  • infra estrutura
  • Infra Estrutura
  • infra estrutura
  • Infra-estrutura de redes
  • superestrutura e infra-estrutura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!