INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DO MEIO EXTRACELULAR NO COMPORTAMENTO DAS CÉLULAS

Páginas: 5 (1205 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014


INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DO MEIO EXTRACELULAR NO COMPORTAMENTO DAS CÉLULAS




Trabalho realizado por:
Cintia Batalha 10º2 nº8

Data: 28/02/2014





INTRODUÇÃO


Todas as células são constituídas por uma membrana plasmática, que mantém a integridade da célula e constitui uma fronteira entre o meio interno e o meio externo. Mas uma das suas principais propriedades é apermeabilidade seletiva, uma vez que facilita a passagem de certas substâncias e dificulta a passagem de outras.
Sabemos que as moléculas que atravessam a membrana plasmática têm tendência para se movimentar do meio onde a sua concentração é mais elevada- meio hipertónico – para o meio onde a sua concentração é mais baixa- meio hipotónico – até que ambas as concentrações fiquem equilibradas.Quando isto acontece, ocorre uma difusão simples, que é um transporte passivo, não há gasto de energia pela célula, e é a favor do gradiente de concentração. Apesar deste processo, as moléculas de água tendem a passar através da membrana plasmática do meio hipotónico, que apesar de ter menor quantidade de soluto tem maior quantidade de água, para o meio hipertónico, que tem maior quantidade desoluto mas menor quantidade de água. Este processo denomina-se por osmose e ocorre quando ocorre uma diferença significativa de concentração entre o meio intracelular e o meio extracelular, pois as moléculas de água são as que mais rapidamente se movimentam. Na sequência dos movimentos osmóticos podem ocorrer dois tipos de variação da célula: 1º- se a célula for colocada num meio hipotónico emrelação ao meio intracelular, no caso de uma célula vegetal a água entra para o vacúolo que aumenta de volume, comprimindo o citoplasma e o núcleo contra a parede da célula. Diz-se que a célula fica túrgida, e o vacúolo apresenta uma coloração mais clara, devido à maior dispersão dos pigmentos. Mas numa célula túrgida não há alterações significativas do volume da célula, devido à resistência oferecidapela parede celular em relação à pressão exercida pelo conteúdo da célula sobre esta; 2º- se a célula for colocada num meio hipertónico em relação ao meio intracelular, nas células vegetais há um movimento de saída de água do vacúolo para o exterior, este diminui de volume e o citoplasma retrai-se, desprendendo-se parcialmente da parede celular. Diz-se que a célula fica plasmolisada, sendoapresentada pelo vacúolo uma coloração mais intensa.
O nosso objetivo ao realizar esta atividade prática foi observar a influência e importância do meio extracelular no comportamento das células, nomeadamente na célula vegetal. Como é que esta se comporta num meio hipotónico em relação ao meio intracelular, e para tal colocámo-la na água destilada. E num meio hipertónico em relação ao meiointracelular, e para tal colocámos a célula num meio com cloreto de sódio 12%.




MATERIAL





-Lâminas e lamelas

- Papel de filtro

- Microscópio ótico

- Folha de lírio

- Conta-gotas

- Água destilada

- Pinça

- Solução de cloreto de sódio a 12%












PROCEDIMENTO

1º- Utilizando a pinça, destacámos um fragmento da epiderme da folha do lírio.

2º-Montámos o fragmento numa gota de água destilada, entra lâmina e lamela.


3º- Observámos a preparação ao microscópio e esquematizámos a observação.

4º- Colocámos duas gotas de cloreto de sódio 12% sobre a lâmina, junto a um dos bordos laterais da lamela. Do lado do bordo oposto, colocámos papel de filtro, absorvendo a água destilada e, substituindo assim o meio de montagem por cloreto desódio 12%.


5º- Observámos durante alguns minutos e registámos as alterações, esquematizando-as.









DISCUSSÃO

Como queríamos observar o comportamento das células da flor de lírio com a mudança da composição e concentração do meio extracelular, seria esperado que quando estas se encontrassem num meio hipotónico em relação ao meio intracelular, não alterassem muito o seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influência da concentração do meio extracelular no comportamento das células
  • Osmose em células animais e vegetais em diferentes meios de concentração
  • INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO NA VELOCIDADE DAS REAÇÕES
  • Soluções: influencia de sua solubilidade e concentração
  • Observação do comportamento de células de batata quando colocadas em meios com diferentes concentrações de sacarose
  • MEIOS DE COMUNICAÇÃO – CONCENTRAÇÃO E HEGEMONIA
  • Influência da osmose nas células da batata
  • INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E CONCENTRAÇÃO NO DESLOCAMENTO DO EQUILÍBRIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!