Infirm tica para educadores

355 palavras 2 páginas
1) Qual a importância da invenção da imprensa para a educação? (pág. 4)

A importância da imprensa para a educação é adquirir conhecimentos sem desaparecer com as formas de transmissão natural da oralidade. A persistência temporal dos livros e a facilidade com quem podem ser deslocadas para lugares diferentes. Possibilita o surgimento de tempos e espaços indefinidos de aprender. O contato com a tecnologia digital possibilita o acesso com a informação, interação e de comunicação proporcionada pelos computadores.

2) Por que a autora dia que a tecnologia tem as suas especificidades? (pág. 5)

Porque diferenciam nos seus usos e nas maneiras de apropriação pedagógica, nem sempre facilitando as aprendizagens. Muitas vezes o mau uso dos suportes tecnológicos pelo professor põe a perder todo trabalho pedagógico e a própria credibilidade do uso das tecnologias em atividades educacionais. Não é possível pensar que o simples conhecimento de suporte como ligar e desligar o a televisão já qualificam o professor para utilizar esses suportes pedagogicamente.

3) Por que o ato de aprender nessa nova sociedade digital caracteriza-se pela existência de novas condições para o acesso às informações? (págs 6 e 7)

Porque no sentido de que o princípio de racionalização, centralização e monopolização do conhecimento, informações e qualificação, próprios da organização do trabalho, se aplicam através da tecnologia de informação a sociedade em sua totalidade. A aprendizagem não precisa ser mais apenas um processo solitário de aquisição e domínio de conhecimentos. Ela pode ser dar de forma coletiva e integrada, articulando informações e pessoas que estão em locais diferentes e que são de idade, sexo, condições físicas, áreas e níveis diferenciados de formação.

4) O que a autora chama de uma "nova pedagogia"? (págs 8 e 9)

Uma nova metodologia de ensino que tenha como pressuposto a cooperação e a participação intensa de todos os envolvidos. Que seja criado um clima de aprendizagem que

Relacionados

  • Antonio Gramsci Escritos Pol Ticos Vol
    91704 palavras | 367 páginas