INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

Páginas: 6 (1314 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
2- A GRANDE DEPRESSÃO


Antes de acontecer uma das grandes catástrofes da historia econômica mundial, precisamos entender que este ocorrido veio decorrente de um dos períodos mais delicados da historia da humanidade, pós I guerra mundial. A guerra acaba por desordenar o mercado internacional, trazendo novas dificuldades para a exportação do café no Brasil. O efeito da I guerra foi adrástica redução dos investimentos industriais. A produção, todavia se expandiu em 1915-1916.
A crise de 1929 teve repercussão internacional, atingindo inclusive o Brasil, que ate então nessa época possuía sua economia na base do café. A decadência da cafeicultura e a transferência do capital para a indústria, o que associado a presença de mão-de-obra e mercado consumidor, vai justificar aconcentração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo. Os efeitos da quebra da Bolsa de Nova York sobre a agricultura cafeeira e as mudanças geradas pela Revolução de 1930 modificam o eixo da política econômica, que assume caráter mais nacionalista e industrialista. Já em 1931, Getúlio Vargas anuncia a determinação de implantar indústrias de base. Com ela, o país poderia reduzir suaimportação, estimulando a produção nacional de bens de consumo. As medidas concretas para a industrialização são tomadas durante o Estado Novo.
Nos anos seguintes a crise com o apoio do governo, a industrialização se intensificou e começou então a substituir as importações. Esse processo só se completaria em 1950, época também conhecida pelas importações das indústrias pesadas, incluindo asnovas maquinas que fabricavam maquinas pra outras indústrias.






3- PERÍODO DE 1929 Á 1939


O ano de 1930 é considerado por alguns autores como o da "Revolução Industrial" no Brasil. Efetivamente é o ano que marca o início da industrialização (processo através do qual a atividade industrial vai se tornar a mais importante do país beneficiada pela Crise de 1929 e pelaRevolução de 1930). Esse período tem uma característica inicial de quase exclusividade de indústrias de bens de consumo não duráveis. No entanto a ação do Estado começa a alterar o quadro, com o governo Vargas criando as empresas estatais de setor de base como a CSN - siderúrgica, a Petrobras e a CVRD- Mineração.








4- PERÍODO DE 1940 Á 1950





Com Getulio Vargas nopoder o Brasil começa a ganhar novos empreendimentos, novas fases de industrialização vem surgindo com novas empresas. As dificuldades causadas pela II Guerra Mundial ao comércio internacional favorecem essa estratégia de substituição de importações. Em 1943 é fundada no Rio de Janeiro a Fábrica Nacional de Motores. Em 1946 começa a operar o primeiro alto-forno da Companhia Siderúrgica Nacional(CSN), em volta Redonda (RJ). A Petrobras é criada em outubro de 1953 e detém o monopólio de pesquisa, extração e refino de petróleo, todas as empresas são estatais. De 1942 a 1945 houve um racionamento de combustível decorrente da guerra, período em que a empresa LUPION & CIA, chegou a rodar veículos com óleo gasolina derivado do xisto.









5- PERÍODO DE 1950 Á 1970


Aindustrialização do xisto considerado energia alternativa ocorre em Setembro de 1950 e passaria a fazer parte do conselho nacional do Petróleo. Com Getulio Vargas no poder foram desenvolvidos também o setor da Hidroeletricidade e o setor Petrolífero.
A PETROBRAS foi criada no dia 3 de outubro de 1953, pelo presidente Getúlio Vargas, seu principal objetivo era exploração petrolífera no Brasil emprol da União, impulsionado pela campanha popular iniciada em 1946, cujo slogan era “o petróleo é nosso, é uma empresa de capital aberto, sendo o Governo do Brasil o acionista majoritário. A Petrobras atua nos seguintes segmentos ate os tempos atuais: exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • industrialização brasileira
  • Industrialização brasileira
  • A industrialização brasileira
  • Industrialização brasileira
  • industrialização brasileira
  • INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
  • industrialização brasileira
  • A industrialização brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!