Mooca

Páginas: 8 (1896 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Contexto Histórico
A sua fundação teve início em 17 de Agosto de 1556. Na época, as terras eram ocupadas por índios que se concentravam próximo ao Rio Tamanduateí. O bairro foi, aos poucos, se formando. O local, que era cheio de chácaras e de sítios, logo passou a ser ocupado por fábricas e usinas, e se tornou um dos principais cenários da atividade política e revolucionária no Brasil. Seushabitantes, no início do século XX, eram trabalhadores imigrantes, oriundos de países com um emergente pensamento socialista.
Em 1891, o casal Antônio e Helena Zerrenner fundou a Companhia Antarctica Paulista. Porém, em 1904, a Antarctica, que ficava localizada em um terreno na Rua Turiassu, na Zona Oeste, comprou a Bavária. Em 1920, 16 anos depois, com a venda de seu imóvel para a SociedadeEsportiva Palmeiras, para a construção de um estádio de futebol, a Antarctica começou a utilizar a fábrica da Avenida Presidente Wilson. E se tornou um marco urbanístico do bairro.
Hoje a região da Mooca enfrenta problemas relacionados à inadequação de parte de sua estrutura urbana aos novos usos e programas propostos para o bairro. Acontece no local a gentrificação, substituição da classe social dobairro para uma de renda inferior.


















Em 1891, o casal Antônio e Helena Zerrenner fundou a Companhia Antarctica Paulista. Não só de trabalho viviam os moradores do bairro. Em 1923, foram inaugurados o Cine Teatro Moderno e o Cine Santo Antônio. Em seguida, o Cine Aliança, o Imperial, o Icaraí (mais tarde Ouro Verde) e o Patriarca.
Atualmente a região da Moocaenfrenta problemas relacionados à inadequação de parte de sua estrutura urbana aos novos usos e aos novos programas propostos para o bairro pela cidade, assim como questões ligadas à gentrificação, ou seja, à substituição dos perfis populacionais presentes no bairro e à eventual expulsão das populações de mais baixa renda.
O primeiro problema citado se refere à estrutura fabril dos tecidos urbanospresentes junto à orla ferroviária que atravessa o distrito do Brás (ao norte do distrito da Mooca) até as cidades do ABC Paulista. Esta estrutura se caracteriza por uma sucessão de quadras urbanas ocupadas por galpões industriais, muitos deles obsoletos, e cuja origem remonta ao início da industrialização de São Paulo, nas primeiras décadas do século XX
Apesar de ficar conhecida por abrigar aAntarctica por mais de 70 anos, entre as décadas de 20 e 90, a fábrica na Avenida Presidente Wilson foi inaugurada oficialmente em 1892 pela cervejaria Bavária.
Porém, em 1904, a Antarctica, que ficava localizada em um terreno na Rua Turiassu, na Zona Oeste, comprou a Bavária. Em 1920, 16 anos depois, com a venda de seu imóvel para a Sociedade Esportiva Palmeiras, para a construção de um estádio defutebol, a Antarctica começou a utilizar a fábrica da Avenida Presidente Wilson para a produção de suas cervejas e refrigerantes. E foi a partir daí que a marca não parou de crescer.







Contraste urbano entre as antigas e modernas construções na região do bairro Hipódromo.
Em 2007, o distrito também foi palco de uma disputa entre o CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação doPatrimônio) e o mercado imobiliário interessado na construção de torres residenciais de alto e médio padrão na região.8 9 10

Formação e desenvolvimento
Prédio do antigo Cotonifício Crespi, comprado pela rede Extra Hipermercados.
A Mooca se caracteriza por uma intensa ocupação de italianos, cujos descendentes não abandonaram o distrito. Outras imigrações importantes foram de lituanos e croatas. Umnome intimamente ligado ao bairro é o do italiano Rodolfo Crespi, dono da que chegou a ser a maior tecelagem de São Paulo, o Cotonifício Crespi, fundado em 1896. Sucessivas ampliações da fábrica foram acompanhadas por construção de moradias para seus funcionários. Assim como a família Crespi, boa parte dos operários era de origem italiana. Desde 2006 o complexo fabril do antigo cotonifício é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mooca
  • Mooca
  • Estudos mooca
  • mooca planta
  • Anarquismo Na Mooca
  • trbalho mooca
  • Mooca e Edifícios
  • HISTÓRICO MOOCA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!