Relatorio de quimica - eletroquimica

Páginas: 9 (2064 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1. Objetivo
Construir uma pilha, analisar suas diferenças de potenciais e realizar a eletrolise de soluções aquosas.

2. Revisão Bibliográfica
A eletroquímica abrange todo o processo químico que envolve transferência de elétrons. Quando ocorre espontaneamente formando uma corrente elétrica, produzindo transferência de elétrons, é chamado de pilha ou bateria, mas quando o processo químiconão é espontâneo e sim submetido à uma corrente elétrica, este processo é denominado de eletrólise.
As reações de oxi-redução, ou reações redox, são processos em que ocorre transferência de elétrons entre os reagentes. Oxidação é a perda de um ou mais elétrons por uma substancia química, já a redução é o ganho de um ou mais elétrons por uma substância. A oxidação e a redução são fenômenos queocorrem simultaneamente, sendo o número de elétrons perdidos na oxidação igual ao de elétrons ganhos na redução.
Pilha é um dispositivo que fornece corrente elétrica de uma reação química de oxi-redução espontânea. Foi criada em 1800, por Alessandro Volta, que utilizava discos de cobre e zinco, separados por algodão embebido em solução salina. Os discos foram chamados de eletrodos, sendo que oselétrons saiam do zinco para o cobre, fazendo uma pequena corrente fluir.
Em 1836, John Frederic Daniell construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco, mas cada eletrodo ficava em uma cela individual, o que aumentava a eficiência da pilha, pois ela possuía um tubo que ligava as duas cubas, este tubo foi chamado de ponte salina, que tinha como papel permitir a migração dos íons entre assoluções dos eletrodos restabelecendo o equilíbrio de cargas elétricas nas soluções. Esta pilha ficou conhecida como pilha de Daniell.
Toda pilha possui um potencial, ou seja, produz uma voltagem, sendo este potencial medido na pilha. O potencial da pilha pode ser dado, de uma maneira simplificada por:
E = Emaior - Emenor ou E = Emaior + Emenor,
sendo Emaior e Emenor, os potenciais padrões deredução de cada semi-equação.

O catodo na pilha é o ponto para onde se dirigem os cátions, sendo esse um polo positivo, já o ânodo é o ponto onde se dirigem os ânions, sendo esse um polo negativo.
É a partir do potencial de uma pilha, que se sabe se a reação ocorre ou não. Quando o potencial é negativo, a reação não ocorre espontaneamente e quanto maior for o potencial, positivo, maior será aeficiência da pilha.
Eletrólise Aquosa é o nome de uma reação química provocada pela passagem de corrente elétrica por meio de uma solução aquosa. É conhecido pelo nome de eletrólise todo o processo químico não espontâneo provocado por uma corrente elétrica  proveniente de um gerador. A palavra eletrólise é a combinação de dois termos gregos: “elektró” (eletricidade) e “lisis” (solução), unidaspara se referir a uma reação ocorrida por meio de energia elétrica. Algumas reações químicas acontecem apenas quando fornecemos energia na forma de eletricidade, enquanto outras geram eletricidade no momento em que ocorrem. Trata-se de um processo químico inverso ao da pilha, que é espontâneo e transforma energia química em elétrica.
O processo eletrolítico se dá a partir do fornecimento deenergia vindo de uma pilha, que serve de gerador. Com isso, ocorre a descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions. Consequentemente, os cátions irão receber elétrons, sofrendo redução, enquanto que os ânions irão ceder elétrons, sofrendo oxidação. Tais reações ocorrem entre dois ou mais eletrodos mergulhados em uma solução condutora, onde será estabelecida umadiferença de potencial elétrico. As substâncias iônicas conduzem corrente elétrica quando fundidas ou em soluções aquosas, e a condução de corrente elétrica se dá pela formação de substâncias nos eletrodos. A denominação “solução eletrolítica”, empregada para designar qualquer solução aquosa condutora de eletricidade, deriva justamente desse processo.
As das formas comuns de eletrólise são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de quimica
  • Relatório Química Experimental Eletroquímica
  • Relatório quimica
  • Relatório Eletroquímica
  • Relatório Eletroquímica
  • Relatório de eletroquímica
  • RELATORIO ELETROQUÍMICA
  • Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!