trabalho

Páginas: 7 (1501 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O

O I Festival Nacional de Cultura realizado em 1989 permitiu que a Cultura e as Artes Angolanas conhecessem um grande impulso, constituindo o início do inventário do património cultural material e imaterial, processo entretanto perturbado por toda a situação de guerra que o país viveu e que provocou alterações importantes que é preciso recensear, conhecer, avaliar e considerar.


A segundaedição do Festival Nacional de Cultura (Fenacult) realiza-se este ano entre 30 de Agosto e 20 de Setembro em todo o país, com espaços privilegiados para a exibição mais a¬brangente de todas as manifestações artísticas e culturais, em simultâneo, anunciou ontem em Luanda a organização.

O II FENACULT inclui o projecto “Comboios Culturais” que transportam, desta feita, dança, música, teatro eexposições de artes plásticas (a Alma Angolana) que irão passar pelas estações do percurso Luanda-Dondo, Namibe-Kuando Kubango, Luanda-Malanje e Benguela-Luau. Os artistas actuarão a bordo das carruagens erguendo, desse modo, uma ponte viva e circulante entre a Arte e o público das mais remotas paragens desta imensa Angola. E lá onde o comboio não chega, hão de chegar as colunas de autocarros ecandongueiros culturais, que o táxi azul e branco também é um servente da Cultura Nacional.
Com esta e outras iniciativas, o país vai vivenciar um dos momentos mais marcantes da sua história cultural. De 30 de Agosto a 20 de Setembro, o II Festival Nacional da Cultura – FENACULT 2014 – será uma jornada de reflexão, intercâmbio e convívio entre os homens e mulheres que se dedicam aos mais diversosaspectos da cultura e das artes.


O FENACULT 2014retomará as conclusões e recomendações do III Simpósio sobre Cultura Nacional e será um acontecimento de afirmação da necessidade da defesa e promoção dos valores culturais e da dignidade das nossas manifestações artísticas.

Objectivos

São objectivos do FENACULT 2014:
- Avaliar os resultados da aplicação de políticas para a Cultura e daexecução dos investimentos públicos neste sector, através da realização de colóquios e conferências.
- Assinalar, condignamente, o 90º aniversário do nascimento do primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto e enfatizar a sua obra como homem de cultura.
- Prestar homenagem a Sua Excelência Senhor Presidente da República, Eng.º José Eduardo dos Santos, como obreiro e defensor daangolanidade e da sua matriz material e pelo seu empenho e dedicação em prol da valorização e desenvolvimento das artes e da cultura angolana.
- Estimular e promover os criadores nacionais dentro dos mais variados domínios das artes e da literatura, através da realização de espectáculos e exposições.
- Promover o intercâmbio entre as diversas matrizes culturais, envolvendo a participação de artistas egrupos das diferentes localidades do país.
- Desenvolver as premissas para a implementação da política cultural em interacção e articulação com o sector público, privado e o terceiro sector.
- Divulgar e valorizar as artes e manifestações culturais, populares e tradicionais.
- Promover o consumo e a valorização dos bens culturais nacionais, mediante a criação de redes culturais a nível local,nacional e internacional.
- Promover a criação de novas linguagens artísticas pelo cruzamento e articulação dos elementos locais e outras formas de expressão globais.
- Estimular o turismo cultural, fortalecendo o papel da cultura como factor de desenvolvimento do país.



Colóquios e mesas redondas


Durante o FENACULT 2014 será realizado o Colóquio sobre a Cultura Nacional, com vista apermitir o conhecimento concreto da realidade do desenvolvimento cultural, na sequência da implementação da Política Cultural da República de Angola. Neste fórum, em que vão participar especialistas das Ciências Humanas e Sociais, e das Ciências Exactas, será avaliada a Estratégia de Implementação da Política Cultural elaborada no III Simpósio sobre Cultura Nacional.
O Colóquio sobre o Dr....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!