Indisciplina escolar

Páginas: 24 (5790 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
INDISCIPLINA ESCOLAR: FATORES QUE CONTRIBUEM E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Rejane Saraiva Madeira
ProfªLuz Mary Padilha Dias
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Licenciatura em Pedagogia (PED 9351) Trabalho de Graduação
14/06/2012

RESUMO

A indisciplina escolar é um problema frequente dentro das escolas, o qual envolve alunos, professores, gestores e pais. O presente artigotem a pretensão de mostrar os problemas relacionados a indisciplina, algumas possíveis causas, qual o papel e a responsabilidade de cada um, escola, família e professores, diante de situações que necessitam de intervenções e interpretações, procurando refletir sobre ela e buscando entender o que, afinal, ela representa. A disciplina é muito importante no ambiente escolar, não para que haja umcontrole sobre os estudantes, mas para facilitar as relações interpessoais e o processo de aprendizagem, por isso deve ser discutida e construída juntamente com os alunos, buscando assim um convívio onde exista permanentemente diálogo, respeito e cumplicidade entre todos os envolvidos. É fundamental e de muita importância que os docentes estejam engajados, discutindo, refletindo, buscando soluções,propondo mudanças, enxergando seu aluno como um ser único e capaz aprender, ouvindo suas ideias e opiniões. O estudo sobre o tema oportuniza momentos de reflexão e análise, oferecendo subsídios para possíveis mudanças de atitudes dentro da escola e da sala de aula. Afinal, lidar com a indisciplina é uma exigência do profissional da educação e é preciso encará-la de frente.


Palavras-chave:Indisciplina. Escola. Comportamento.



INTRODUÇÃO

A Indisciplina Escolar é uma realidade que é enfrentada dia a dia em sala de aula e dentro do espaço escolar. Com isso é necessário questionar: “O que é indisciplina?”; “Qual é a responsabilidade do professor?”; “A escola está preparada para enfrentar a questão da indisciplina?”. Não existe uma única resposta ou uma resposta correta a essasquestões, mas é evidente que a indisciplina é também a transgressão de dois tipos de regras: o primeiro, são as regras morais, princípios éticos que visam o bem comum; o segundo são as convencionais, situações de convívio no dia a dia, como por exemplo, o uso do celular ou da conversa no momento da aula. Um dos conceitos de indisciplina é “todo ato ou dito contrário a disciplina que leva a desordem, arebelião.” Porém como em toda criação cultural, o conceito de indisciplina não é estático, uniforme ou universal.

Conceituar indisciplina não se resulta somente em múltiplas maneiras de atitudes, mas é também objeto de múltiplas interpretações. Para alguns professores, aluno indisciplinado é aquele que é provocador, é aquele que rejeita as regras, é aquele que é insolente ou bagunceiro, éaquele que realiza atos de vandalismos. Um professor considera indisciplina não ter o caderno organizado, outro se a turma não estiver em silêncio absoluto; já para outro a indisciplina poderá ser vista de maneira positiva, sendo um sinal de criatividade e de construção de conhecimentos. É importante o professor ter consciência também que a inquietação é própria da idade, faz parte do processo dedesenvolvimento e de busca de conhecimento. Saber e entender como o ser humano se desenvolve moralmente é um caminho necessário para buscar e encontrar as raízes da indisciplina, assim como compreender que o ser humano se desenvolve segundo sua cultura, seu convívio social.

A questão da indisciplina já não é mais tratada como uma simples desordem interna das escolas, mas como um grave problemasocial, uma vez que os atos de indisciplina ultrapassam seus próprios limites transformando-se em atos violentos que acabam por envolver todo um contexto sociocultural podendo ou não, serem resolvidos.

Para Magalhães (1989), a “indisciplina não se define por si, a mesma surge como a negação de qualquer coisa, seja essa coisa norma ou padrão socialmente aceito ou regra arbitrariamente imposta” (p....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • indisciplina escolar
  • indisciplina escolar
  • indisciplina escolar
  • A Indisciplina Escolar
  • INDISCIPLINA ESCOLAR
  • INDISCIPLINA ESCOLAR
  • Indisciplina escolar
  • Indisciplina escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!