Supercomputadores

Páginas: 24 (5839 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
CONHEÇA O TITAN: O SUPERCOMPUTADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO
São Paulo – O Titan, o supercomputador capaz de fazer quase 20 quatrilhões de cálculos por segundo, não foi eleito o mais rápido do mundo à toa pelos pesquisadores do Top500.
A máquina, instalada no laboratório nacional da cidade de Oak Ridge, no estado americano do Tenessee, tem configurações assustadoras: cerca de 560.640 processadores.Destes, 299.008 são da CPUs Opteron 6274 da AMD; e 261.632 são GPUs Nvidia Tesla K20X.
As unidades de processamento, junto com placas que somam 710 terabytes de memória, estão dentro de um hardware montado pela Cray, uma das mais tradicionais empresas da área de supercomputação.
[Veja imagens dos 10 supercomputadores mais rápidos do mundo]
O Titan roda um sistema operacional Linux. Oscientistas usarão seu poder de processamento para simular e resolver problemas nas áreas de física e energia. Ele poderá dar respostas 10 vezes mais rápidas que o Jaguar, o supercomputador que reinava no data center do Oak Ridge.
O Jaguar, aliás, foi desmontado. E a sua estrutura foi aproveitada para dar vida ao Titan, que custou quase 100 milhões de dólares. No vídeo mais abaixo, é possível verengenheiros e técnicos trabalhando no upgrade da máquina: ou seja, montando placas, instalando peças, colando adesivos e dando vida ao supercomputador americano.
Segundo a Nvidia, a atualização valeu a pena para o governo americano. O Titan é 10 vezes mais rápido que o Jaguar, que realizava ´apenas 20 quatrilhões´ de cálculos matemáticos por segundo. Além disso, a máquina é mais econômica no consumo deenergia.
Num comunicado a imprensa, a Nvidia disse: “Caso o laboratório Oak Ridge tivesse atualizado o Jaguar através da simples expansão de sua arquitetura baseada em CPU, o sistema teria mais de quatro vezes seu tamanho atual e consumiria mais de 30 megawatts de energia”.
Abaixo, o vídeo (feito em time lapse) da transformação do Jaguar no Titan:http://info.abril.com.br/noticias/ti/saiba-detalhes-do-titan-o-supercomputador-mais-rapido-do-mundo-14112012-14.shl




Supercomputador Titan opera com mais de 18 mil GPUs NVIDIA
 
 
Capaz de realizar 20 quatrilhões de operações aritméticas por segundo, a supermáquina do Laboratório Nacional de Oak Ridge poderá se tornar a mais rápida do mundo.
O supercomputador Titan, construído pelo Laboratório Nacional de Oak Ridge, localizado noTennessee/ Estados Unidos, deverá se tornar o mais rápido do mundo e, com isso, criar novas oportunidades para a exploração de alguns dos principais desafios científicos da atualidade. Com o suporte da eficiência no uso de energia e do custo benefício da GPU (Unidade de Processamento Gráfico) NVIDIA Tesla K20, o Titan é 10 vezes mais rápido e cinco vezes mais eficiente do ponto de vista energéticodo que seu predecessor, o sistema Jaguar de 2,3 petaflops(1) , sem ocupar mais espaço.
O Titan voltará a chamar a atenção de todos durante o mês de novembro, quando será anunciada a nova lista dos Top500 supercomputadores do mundo (www.top500.org). Na relação atual, o Brasil é representado pelo Grifo4, supercomputador da Petrobras, que figura na 68ª posição na lista mundial e como 1º na AméricaLatina e que, assim como o Titan, também utiliza GPUs NVIDIA Tesla.
O pico de performance do Titan chega a mais de 20 petaflops (ou 20 quatrilhões de operações de ponto flutuante por segundo) sendo aproximadamente 90% oriundos dos 18.688 aceleradores de GPU NVIDIA® Tesla K20. Estes são baseados na arquitetura NVIDIA Kepler™, a arquitetura de computação mais rápida, eficiente e com a maiorperformance já construída. Caso o Oak Ridge tivesse atualizado o Jaguar através da simples expansão de sua arquitetura baseada em CPU, o sistema teria mais de quatro vezes seu tamanho atual e consumiria mais de 30 megawatts de energia.(2)
Pesquisadores usam supercomputadores cada vez mais rápidos para acelerar o ritmo de descobertas e inovações de uma gama de campos científicos de pesquisa, desde o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Supercomputadores
  • Supercomputadores
  • Supercomputadores
  • Supercomputadores
  • Supercomputadores
  • Supercomputadores
  • supercomputadores
  • Supercomputadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!