Indios xavantes

Páginas: 4 (924 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O povo indígena Xavante, autodenominado A’Uwe ("gente") ou A'uwẽ Uptabi ("gente verdadeira"),1 2 pertence linguisticamente ao tronco Macro-Jê, da família lingüística Jê. Sua língua é chamada akwén ouaquém (também grafada "acuen"). A população xavante soma atualmente cerca de 15.000 indivíduos distribuídos em 12 Terras Indígenas - todas localizadas no leste do estado de Mato Grosso, na AmazôniaLegal:
Marãiwatsédé
Marechal Rondon
Sangradouro/Volta Grande (juntamente com índios Bororo)
São Marcos
Areões
Areões I
Areões II
Parabubure
Pimentel Barbosa
Chão Preto
Ubawawe
Wedezé.Oito delas estão homologadas e registradas; duas encontram-se em processo de identificação; uma está reservada e registrada e uma está identificada, aprovada mas sujeita a contestação.3 4

Atualmente,a população xavante no Brasil está em crescimento. Em 2009, era de aproximadamente 10 mil pessoas5 Em 2010, segundo a Funasa, era de 15.315 pessoas.6 Sua língua é o aquém, que pertence ao troncolinguístico macro-jê. Tinham, como atividade predominante até a segunda metade do século XX, a caça, a pesca e a coleta de frutos e palmeiras. Formam, junto com os índios xerentes, um conjuntoetnolinguístico conhecido na literatura antropológica como acuen ou aquém, pertencente à família lingüística Jê, do tronco Macro-Jê.7 .

Pintam-se com jenipapo, carvão e urucum, tiram as sobrancelhas e oscílios, usam cordinhas nos pulsos e pernas e a gravata cerimonial de algodão. O corte de cabelo e os adornos e pinturas são marcadores de diferença dos xavantes em relação aos outros, transmitida atravésdos cantos pelos ancestrais e partilhados com todo o povo da aldeia.

História

Houve tentativas de integração com a sociedade nacional em meados do século XIX, mas optaram por distanciar-se,migrando entre 1830 e 1860 em direção ao atual estado do Mato Grosso, onde viveram sem serem intensivamente assediados até a década de 1930. Na década de 1990, os xavantes tiveram várias experiências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÍNDIOS xAVANTES
  • Os índios xavantes
  • Viagem e literatura: o olhar de antonio senatore sobre os índios xavante e carajá.
  • Xavante
  • Xavantes
  • Indios
  • indios
  • Indio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!