Viagem e literatura: o olhar de antonio senatore sobre os índios xavante e carajá.

1475 palavras 6 páginas
Universidade do Estado de Mato Grosso
Instituto de Linguagem
Campus Universitário de Cáceres “Jane Vanini”
Departamento de Letras.

VIAGEM E LITERATURA: O olhar de Antonio Senatore sobre os índios Xavante e Carajá.

Jairo José Rodrigues

Projeto de Pesquisa, apresentado como requisito do TCC do Curso de Letras, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Disciplina ministrada pela Profa Ms Maribel Chagas de Ávila, sob a Orientação da Prof.ª Dr. OLGA MARIA CASTRILLON MENDES.

Cáceres-MT
2011

1. TEMA Viagem e literatura: O OLHAR DE antonio senatore SOBRE OS ÍNDIOS xavante E carajá.

2. PROBLEMA DA PESQUISA.

Há centenas de anos, muitos estrangeiros atravessaram o Brasil e outros países da América Latina, em busca do conhecimento das terras e dos povos do novo mundo. Durante o percurso de suas explorações por um terreno até então desconhecido, esses estrangeiros deixaram rastros que possibilitam obter e fazer uma compreensão daquilo que viam e sentiam ao se depararem com o exótico e o diferente. Rastros esses que foram deixados através de mapas, cartas e principalmente por relatos escritos em diários de viagens no decorrer do curso de suas expedições. Nesta perspectiva, Estação, em sua obra, O Brasil não é longe daqui: o narrador, a viagem, a pesquisadora Flora Süssekind também menciona o “impulso classificatório” que movia estes viajantes naturalistas, que a tudo queriam coletar e tudo queriam apreender. E deste objetivo de tudo quererem registrar surgiam nos relatos da corrente científica as descrições exaustivas a respeito das quais Süssekind comenta:

Como se, não bastando o simples registro de uma vista, fosse necessário delinear com nitidez ainda alguma árvore, espécie vegetal de pequeno porte, algum homem em atividade característica ou apenas passando. Como se uma prancha devesse cumprir papel de várias. Como se numa estampa se devesse dar conta de uma multiplicidade de espécies existentes ou atividades possíveis naquele

Relacionados