Presente, passado e futuro: o “envelheser” sob a visão analítica junguiana

6450 palavras 26 páginas
INTRODUÇÃO

“O ser humano não chegaria aos setenta ou oitenta anos, se esta longevidade não tivesse um significado para a sua espécie. Por isso, a tarda da vida humana deve ter também um significado e uma finalidade próprios, e não pode ser apenas um lastimoso apêndice da manha da vida.” (C. G. Jung)

A velhice é caracterizada como um período de perdas e limitações, visto os valores dados à juventude, ligados à beleza física, produtividade e agilidade (SCHWARZ, 2008). A mesma autora ao citar Beauvoir (1970/1986) comenta a dimensão existencial da velhice, onde há uma modificação da relação do indivíduo com o mundo e com a sua própria história, de forma que a decadência e a finitude são mais apontadas por aqueles que convivem com o idoso do que pela própria pessoa. Néri (2002), explica três teorias psicológicas do envelhecimento, sendo elas o Paradigma de Mudança Ordenada, o Paradigma Contextualista e o Paradigma Dialético. O primeiro refere-se ao desenvolvimento como um seguimento de padrões ordenados de mudanças universais de origem ontogenética; o segundo tem como palavras-chave a “interação” e a “socialização”, crendo que as mudanças evolutivas ocorrem pela interação do indivíduo com as influências sociais que este sofre; enquanto o terceiro focaliza a mudança através de uma causalidade recíproca, sem determinação e com uma atuação conjunta de processos individuais e históricos.
A proposta de realizar esta atividade teve sua origem na necessidade de articular teoria e prática, buscando, por meio de uma prática de campo, perceber como os idosos institucionalizados e não institucionalizados constroem suas perspectivas de vida e sua auto-imagem.
Este trabalho se insere na linha de pesquisa social em Psicologia do Desenvolvimento, área que se desenvolveu ao longo do século XX, modificando e ampliando seu foco de abrangência, buscando, especialmente nas últimas décadas, compreender o envelhecimento no contexto que se desenvolve. Para tal, será utilizada a

Relacionados

  • 2214 9082 2 PB
    8777 palavras | 36 páginas