Indicadores de Mercado de Trabalho

Páginas: 8 (1889 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
Indicadores do Mercado de Trabalho


Para avaliar a composição da população economicamente ativa e os principais movimentos de trabalhadores no mercado de trabalho bem como entre este e o estoque de indivíduos fora da força de trabalho são construídos uma série de indicadores. Alguns construídos diretamente das definições acima apresentadas, e outros, como índice de salário real, que nãoemerge diretamente do que foi descrito, mas sim por meio de variáveis que se formam no mercado.


Tais indicadores possibilitam tanto refletir sobre o desemprego quanto avaliar o comportamento da economia. Também são utilizados como importantes fatores de orientação no processo de tomada de decisões pelo governo ou por firmas, visando proporcionar melhorias no padrão de vida, nas condições deemprego e trabalho e, principalmente, na harmonização das relações entre capitalistas e trabalho. Servem ainda para refletir estados de pobreza ou miséria, além de contribuir para a avaliação do nível de absorção de mão de obra e de seu grau de subutilização.


São apresentados abaixo um conjunto de indicadores e uma análise sucinta do comportamento de cada indicador:


Taxa de participação naforça de trabalho: mede o tamanho relativo da força de trabalho, fornecendo uma aproximação do volume de oferta de emprego imediatamente disponível na economia. Também conhecida como taxa de atividade, reflete o nível de engajamento da população nas atividades produtivas, pela mensuração do tamanho relativo da força de trabalho, fornecendo uma aproximação do volume de oferta de emprego imediatamentedisponível na economia. É definida como:





Pode ser decomposta em taxa de ocupação e taxa de desocupação, desde que por definição se componha dos ocupados mais os desocupados. A taxa de participação pode ser calculada para outras características como, por exemplo, sexo, idade, escolaridade entre outras e em todos esses casos a taxa de participação possui padrões de comportamento bemdefinidos e universalmente semelhantes.


Taxa de desemprego aberta figura entre os mais conhecidos índices e contabiliza aqueles indivíduos que estão aptos, saudáveis e buscando trabalho, mas que não encontram ocupação á taxa de salários vigentes no sistema econômico. Estatisticamente, a taxa de desemprego é a relação entre o número de desempregados (D) e o total da força de trabalho (PEA), ouseja:






Sua evolução demonstrando as flutuações da atividade econômica é extremamente útil ao governo como indicador de impacto das políticas econômicas de curto prazo e é o principal indicador a ocorrência de recessão do ponto de vista social.


Existem vários casos que levam á subestimação do índice do desemprego, tais como, classificação errônea do indivíduo, atribuições de menorimportância ás aspirações do indivíduo em obter um trabalho e argumentações ainda quanto á própria composição do mercado de trabalho.


Existem diversas classificações de desemprego, segundo sua origem, todas ocorrendo ao mesmo tempo e, dessa forma, captadas pela taxa de desemprego, tradicionalmente calculadas por pesquisas primárias e as principais são:


Desemprego involuntário: ocorre quandoo indivíduo deseja trabalhar á taxa de salários vigentes no sistema econômico, mas não encontra ocupação. É também denominado desemprego cíclico ou desemprego conjuntural.


Desemprego estrutural: acontece quando o padrão de desenvolvimento econômico adotado exclui uma parcela dos trabalhadores do mercado de trabalho.


Desemprego friccional: surge em decorrência do processo dinâmico quecaracteriza o mercado de trabalho, no qual o sistema de informações sobre a oferta de vagas disponíveis no sistema produtivo é imperfeito.


Desemprego sazonal: ocorre devido á sazonalidade de determinados tipos de atividade econômica.


Taxa de ocupação também denominada Índice de emprego indica o contingente de trabalhadores disponíveis e utilizados pelas firmas, ou seja, mede a proporção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIFICAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO: Indicadores de Formação Inclusiva para Inserção do Surdo no Mercado de...
  • Três indicadores de mercado
  • Indicadores do mercado segurador
  • Trabalho indicadores
  • Trabalho em mercado
  • Mercado de Trabalho
  • mercado de trabalho
  • Mercado de Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!