inclusaão escolar

326 palavras 2 páginas
Trabalho de Conclusão de Curso Curso: Educação Inclusiva

Educação Inclusiva, Deficiência e Contexto Social

O movimento mundial para a Educação Inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, sem nenhum tipo de descriminação. A Educação Inclusa conjuga igualdade e diferença como valores dentro e fora da escola na superação da lógica da exclusão. A partir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania no reconhecimento das diferenças, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento especializado, levando ao conceito de escolas especiais. Com as diretrizes ampliam o caráter de Educação Especial a adoção de uma política de Educação Inclusiva em uma rede publica de ensino, prevista no seu artigo 2º. O plano nacional de educação destaca o grande avanço na construção de uma escola inclusiva que a garanta o atendimento à diversidade humana. Os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e a comunicação que favoreçam da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma a atender as necessidades educacionais de todos os alunos. A necessidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas na edificação incluindo instalação de equipamentos escolares, bem como as barreiras nas comunicações informais.
Estudos recentes mostram que é possível incluir deficientes com necessidades especiais á educação regular de ensino, e que é possível e vantajoso o convívio dessas crianças com outras crianças.
Educação especial é uma modalidade de educação que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas.
A escola inclusiva parte do pressuposto que todas as pessoas podem aprender e fazer parte da vida escolar e social. Ela garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade, respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e

Relacionados