INCLUSÃO

Páginas: 6 (1271 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014












































































O conceito de educação inclusiva refere-se á inclusão de crianças portadoras das chamadas necessidades especiais, o que amplia o desafio. Temos que contar com a disponibilidade, do professor, pois é ele quem vai lidar diretamente com asvárias questões que se apresentarem no dia-a-dia. Ele precisa contar com uma base de apoio teórico e prático com a qual o mesmo possa compartilhar sugestões, dúvidas e dificuldades
É importante que os fundamentos teóricos metodológico da inclusão escolar centralizam-se numa concepção de educação de qualidade para todos, enfatizando o respeito á diversidade dos educandos. Assim, ás mudançaspropostas, cada vez mais tem sido retirada a importância da preparação de profissionais e educadores, em especial do professor de classe comum, para o atendimento das dificuldades educacionais de todas as crianças, com ou sem deficiência. Com essa inclusão desenvolveram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96).
Na medida em que a orientação inclusiva implica um ensinoadaptado ás diferenças e ás necessidades individuais, os educadores precisam estar habilitados para atuar de forma competente junto aos alunos inseridos nos vários níveis de ensino. A implantação da educação inclusiva tem encontrado limites e dificuldades, em virtude da falta de formação dos professores das classes regulares para atender ás necessidades educacionais especiais, além de não possuirmateriais para o trabalho pedagógico junto a crianças com deficiência. E principalmente, a ausência de formação dos educadores pra trabalhar com essa clientela se constitui em um sério problema na implantação de políticas desse tipo.
O desconhecimento resulta em grande sofrimento para os professores, provocando sentimentos tais como a não aceitação do aluno com essas dificuldades especiais,angustia por não saber compreender e nem lidar com o diferente.
Uma professora que trabalha com alunos especiais da classe regular é clara em verbalizar que não se sente preparada para lidar com tamanho desafio, até por que sua formação não preparou para lidar com a inserção, mas muitos estão indos em busca de uma pós-graduação relacionada com a prática pedagógica inclusiva.
Também édo interesse da parte do profissional de educação que busque cursos de aperfeiçoamentos visando a sua melhoria de atuação diária com os alunos.
O empenho do formador na busca por resolver os problemas que se colocam em sua pratica interfere, de forma decisiva no desenvolvimento do aluno com necessidades especiais. Desta forma, o sucesso ou não dainserção depende, em grande media das atitudes e crenças do professor.
As crenças exprimem percepções e pensamentos que funcionam como filtros na interpretação da realidade podendo influenciar o comportamento do educador em relação a esse aluno. Assim, as crenças que o educador tem sobre os alunos com necessidades especiais influenciam o seu modo de ensiná-los.
Observando aspesquisas realizadas como as mudanças vêm afetando o cotidiano do dos docentes entrevistados, processo este que contribuem para essas vivencias de sofrimentos, podemos destacar o desgaste provocado pela grande jornada e carga de trabalho, o medo e a insegurança relacionado às hierarquizadas e competitivas no contexto organizacional, as quais minam as relações de solidariedade.
Os participantesda pesquisa mencionaram processos de mudança organizacional em curso nas instituições de ensino onde trabalham, tendo como conseqüência intensificação e ampliação do tempo de trabalho. No entanto, algumas especificidades se fazem presentes, como o fato de os professores com mais tempo de profissão enfatizar o sofrimento gerado pelas mudanças experimentadas em seu trabalho. A quantidade excessiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao
  • Inclusao
  • Inclusão
  • Inclusão
  • inclusão
  • inclusão
  • inclusao
  • INCLUSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!