Inclusão da criança deficiente na escola

Páginas: 12 (2958 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
PSICOLOGIA GERAL E DO DESENVOLVIMENTO





Inclusão da criança deficiente na escola




Flavia Regina Machado Boeira


Prof. Carmelita Gutz

Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi

Licenciatura e artes (ART0089) – Psicologia geral e do desenvolvimento


18/06/2012



RESUMO

Neste trabalho teremos como objetivo entender os processos de inclusão escolar decrianças portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar. Discutimos aqui o Estatuto da criança e do adolescente da parte que defende a educação dos portadores de deficiência.


Palavras-chave: Educação. Inclusão. Leis. Conceitos. Acessibilidade.


INTRODUCÃO

Este trabalho tem por finalidade estudar os aspectos e a importância de incluir crianças com necessidadesespeciais na rede de ensino.

Acolher e incluir crianças com necessidades especiais significa adaptar o sistema escolar às necessidades de seus alunos, fazer com que alunos especiais façam parte do convívio escolar. Um único sistema educacional de qualidade para todos.

É preciso entender que a inclusão não é apenas para crianças deficientes, mas para todos os excluídos oudescriminados, para as minorias.

A escola inclusiva deve ter como objetivo principal o ensino coletivo não importando se a criança é portadora de necessidades especiais ou não.

Para termos esta ação bem-sucedida, a atitude da família e principalmente da escola é o fator principal neste processo. A escola deve estar muito bem preparada para acolher crianças com diferentesnecessidades, promovendo a elas um ensino de qualidade.

Este processo é muito complicado devendo ser trabalhado junto com todos os envolvidos: Pais, professores, alunos e toda a comunidade escolar.

A Educação Inclusiva pode enfatizar a aprendizagem, a socialização, a formação para o exercício da cidadania e preparar para a inserção no mundo do trabalho.

Ametodologia usada para a elaboração deste trabalho foi pesquisas bibliográficas de trabalhos já existentes a respeito do assunto aqui apresentado sobre Inclusão Escolar e Legislações existentes.


DESENVOLVIMENTO


Conceito de Deficiência

DECRETO NR 3298/99 - REGULAMENTA A LEI 7853/89

I - deficiência – toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ouanatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;
II - deficiência permanente – aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos; e
III - incapacidade – uma redução efetiva e acentuada da capacidade deintegração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

DECRETO NR 5296/04 - REGULAMENTA AS LEIS 10.048 E 10.098/2000

I - Pessoa “portadora” de deficiência;
II - Pessoa com mobilidadereduzida, aquela que, não se enquadrando no conceito de pessoa portadora de deficiência, tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

§ 1o Considera-se, para os efeitos deste Decreto:
I - pessoa “portadora” de deficiência: que possui limitação ou incapacidade para odesempenho de atividade e se enquadra nas seguintes categorias:

a) Deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • políticas de inclusão escolar de crianças deficientes em escolas regulares
  • inclusao de crianças deficientes visual
  • Inclusão social para crianças deficientes
  • inclusão do deficiente fisico na escola
  • A INCLUSÃO DO DEFICIÊNTE VISUAL NA ESCOLA
  • Inclusão de deficientes nas escolas públicas
  • O deficiente auditivo e sua inclusão na escola
  • Inclusão do deficiente na escola regular.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!