Impermeabilizantes

Páginas: 7 (1586 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
INTRODUÇÃO

O Problema da umidade em habitações é cada vez mais freqüente em nossos dias, surge a importância de preservar a edificação contra as intempéries da natureza, exemplo: Vento, Sol e Chuva, e descobrir um sistema ideal de proteção (Impermeabilização) para proteger e ampliar a vida útil da construção.
  Tem-se verificado com freqüência que a impermeabilização não analisada  com adevida importância por parte dos engenheiros, construtores, arquitetos, projetistas e impermeabilizadores, tendo como conseqüência infiltração de água num primeiro instante, seguido de uma serie de conseqüências patológicas como corrosão de armaduras, eflorescência, degradação do concreto e argamassa, empolamento e bolhas em tintas, curtos circuitos, etc., gera altos custos de manutenção erecuperação.
  A água em seu estado natural ou gasoso é o maior inimigo da obra (edificação), pois em contato com sua estrutura desprotegida consegue penetrar até chegar as ferragens, causando oxidação das armações estruturais e comprometendo toda a construção.A impermeabilização não é só apenas aplicar produtos químicos, visa obter 100% de estanqueidade.

1. A IMPERMEABILIZAÇÃO

A impermeabilização é umsistema responsável por selar, colmatar ou vedar os materiais porosos e suas falhas, sejam elas motivadas por momentos estruturais ou por deficiências técnicas de preparo e de execução.
O sistema de impermeabilização propicia conforto aos usuários finais de qualquer construção, seja ela comercial, industrial ou residencial.É uma etapa da construção civil muito importante, mas que muitas vezes édeixada de lado por motivos de contenção de gastos e desinformação, resultando na umidade e no aparecimento de patologias de impermeabilização resultando em ambientes insalubres e com aspecto desagradável, apresentando manchas, bolores, oxidação das armaduras, entre outros.
A impermeabilização muitas vezes não é tratada com a devida importância nas construções ou, até mesmo, não é utilizada pelofato de, na maioria das vezes estar fora do alcance visual após a conclusão da obra.
Grande parte dos problemas associados às impermeabilizações podem ser identificados e eliminados já nos primeiros estágios do desenvolvimento da construção. Na maioria dos casos, as construtoras dedicam atenção aos problemas de impermeabilização somente no final da obra, quando pode ser muito tarde.Um sistema deimpermeabilização na construção é de fundamental importância para a segurança da edificação e para a integridade física do usuário, além de tornar os ambientes salubres e mais adequados à prevenção de doenças respiratórias. Os agentes trazidos pela água e os poluentes existentes no ar, causam danos irreversíveis a estrutura além de prejuízos financeiros, principalmente quando envolve a recuperaçãoestrutural.
Os custos que envolvem o reparo das patologias de impermeabilização podem ser até quinze vezes maiores do que se fosse previsto no projeto e executado durante a obra como medida de prevenção. A vida útil de uma edificação depende diretamente de um eficiente sistema de impermeabilização.
O custo da implantação de um sistema de impermeabilização na edificação representa em média de 1 a3 % do custo total da obra, considerando projeto, consultoria, fiscalização, execução e materiais. A execução da impermeabilização durante a obra é mais fácil e econômica se comparada com a execução depois da obra concluída.
A reimpermeabilização pode corresponder a 25% do custo total da obra, dependendo do tipo de revestimento final empregado, incluindo todos os custos diretos e indiretos,inclusive os transtornos, que não são pequenos.

 2. A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO
Tem-se verificado com freqüência que a impermeabilização não analisada com a devida importância por parte dos engenheiros, construtores, arquitetos, projetistas e impermeabilizadores, tendo como conseqüência infiltração de água num primeiro instante, seguido de uma serie de conseqüências patológicas como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impermeabilizantes
  • impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!