Impermeabilizantes

Páginas: 5 (1123 palavras) Publicado: 17 de maio de 2013
RESUMO

A teoria mais aceita é que o petróleo surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico e oleoso e com densidade menos que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio. Além de gerar gasolina,existem vários produtos que também são derivados do petróleo, como por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.


INTRODUÇÃO


A impermeabilização na construção civil tem como objetivo impedir a passagem indesejável de águas, fluídos e vapores,podendo contê-los ou dirigi-los para o local que se deseja. A importância da impermeabilização, além de permitir a agitabilidade e funcionalidade da construção civil, é relevada no objetivo de proteger a edificação de inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com infiltração de água, integradas ao oxigênio e outros componentes agressivos da atmosfera (gases poluentes, chuva ácida, ozônio), jáque uma grande quantidade de materiais constituintes da construção civil sofre um processo de deterioração e degradação, quando em presença dos meios agressivos da atmosfera.
Têm-se verificado com frequência que a impermeabilização não é analisada com a devida importância por parte de alguns engenheiros, construtores, arquitetos, projetistas e impermeabilizadores. Como consequência, a infiltraçãode água acarreta uma série de conseqüências patológicas como corrosão de armaduras, eflorescência, degradação do concreto e argamassa, empolamento e bolhas em tintas, curtos circuitos etc., gerando altos custos de manutenção e recuperação.




1. UMA ANALISE GERAL DA IMPERMEABILIZAÇÃO
Tanto as estruturas quanto os ocupantes dos imóveis são vítimas da umidade. Um ambiente úmido einsalubre cheira a mofo e propiciam o desenvolvimento de colônias de fungos e bactérias, condições que ameaçam diretamente a saúde dos usuários. Isso sem falar da possibilidade de inundação das áreas de subsolo, com grandes prejuízos aos condôminos. Para a edificação, as consequências mais visíveis da infiltração são a desagregação do revestimento, eflorescências no concreto e em argamassas,deterioração e embolhamento de pinturas, e comprometimento da estrutura no longo prazo.
É importante especificar um sistema impermeabilizante de comprovada eficiência, e se atentar para os detalhes de aplicação. O sistema impermeabilizante mais utilizado em fundações pode destacar as argamassas poliméricas, mantas asfálticas aplicadas a frio ou a quente, emulsões acrílicas, emulsões asfálticas, soluçõesasfálticas, cristalizantes e etc.
Antes de receber o sistema impermeabilizante a superfície deve ser preparada, ou seja, estar limpa, sem partes soltas, isenta de óleos, isenta de desformantes, seca, regularizada e etc. Regularizar a superfície significa deixá-la uniforme, ausente de falhas de concretagem, sem a presença de quinas vivas, sem juntas de alvenaria com ausência de argamassa. Aregularização deve ser executada com argamassa de areia, cimento e aditivos em traço compatível com as condições de aplicação. Para produtos de base asfáltica como mantas, emulsões e soluções antes da aplicação é necessário a imprimação da superfície. O mercado oferece primers à base d’água e base de solvente, ambos devem possuir a mesma eficiência na promoção da aderência. Um erro muito comumencontrado nesta etapa é a utilização do primer como impermeabilização definitiva.
As superfícies devem estar isentas de poeira e elementos soltos, e apresentando uma “cara” camurçada e porosa,  conseguida usando-se um traço de cimento/areia, sendo a granulometria da areia, 50% de 0.5 a 1 mm e os outros 50% de 2.5 a 3 mm. A aplicação do impermeabilizante em suspensão pode ser feita com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes
  • Impermeabilizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!