ikolk

Páginas: 11 (2667 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

Utopias inacabadas do urbanismo carioca
Roberto Segre

Desde o início do século 21, o Rio de Janeiro vive uma intensa euforia construtiva, por conta dos megaeventos que se aproximam: o Mundial de Futebol em 2014 e a Olimpíada em 2016. Apesar dos projetos e concursos que irão definir obras em diferentes áreas da cidade, não se efetivou uma participação significativa do chamado jet setinternacional - estão em andamento somente o Museu da Imagem e do Som, de Diller Scofidio + Renfro, em Copacabana, e o Museu do Amanhã, de Santiago Calatrava, no píer Mauá. Importantes conjuntos foram elaborados por arquitetos locais ou por estrangeiros pouco conhecidos.
O grande debate nestes últimos anos está centrado na contraposição entre a localização da maioria das instalações esportivas naBarra da Tijuca e em Jacarepaguá e a implantação de infraestruturas significativas no centro da cidade, em particular na zona portuária.
Investimentos milionários estão previstos no conjunto do Porto Maravilha, que originou o importante concurso de projetos organizado pelo IAB/ RJ, em parte questionado legalmente e de duvidosa significação arquitetônica e urbanística.
Uma abstrata proliferação detorres dominou a imagem da maioria das propostas apresentadas, reafirmada com a participação tardia de Donald Trump com seis arranha-céus anônimos que, se concretizados, aproximariam o Rio de Janeiro dos modelos das cidades de Dubai, Xangai e Hong Kong.
O que parece preocupar arquitetos e urbanistas, ansiosos por efetivar mudanças significativas na capital carioca, que alcancem tanto os valoresestéticos quanto a melhoria das condições de vida da população, é a ausência de uma visão global que estimule uma intervenção mais efetiva na malha urbana, como ocorreu em Barcelona e recentemente em Londres. Continua-se valorizando a orla da baía de Guanabara desde o centro até a Barra de Tijuca - o Rio solar de Zuenir Ventura -, e persiste esquecido o Rio noir e profundo dos bairros de Campo Grande,Realengo, Deodoro, Pavuna e Santa Cruz, entre outros.
Que benefícios irão receber essas áreas “duras” da cidade, nunca reconhecidas pelos projetos urbanísticos recentes? Ressalta-se, a seguir, a significação das propostas elaboradas para a esplanada de Santo Antônio, que já foi uma área central do Rio de Janeiro, com um conjunto de projetos cuja relevância os faz permanecer válidos, e que aindahoje se mantém como um vazio de potencial transformação no centro da capital fluminense.

Realidade e utopia

Neste momento em que o Brasil tem um significativo apelo no cenário internacional, não somente pelos eventos mundiais futuros, mas também pelas perspectivas econômicas positivas, que se imagina poderem apresentar um horizonte mais auspicioso, contrário ao que acontece nos paísesdesenvolvidos (e esperandose que não se repitam aqui os erros que levaram à crise, em parte produzida pela bolha da especulação imobiliária), é também importante rever a história e verificar a significação das experiências urbanísticas que definiram a configuração atual da cidade.

O Rio de Janeiro foi marcado por um desenvolvimento esporádico e fragmentado. Em pouquíssimas ocasiões experimentou aoportunidade de um planejamento integral, com uma abordagem projetual que compreendesse a totalidade do território urbanizado.

Começa no traçado irregular sobre o morro do Castelo. A seguir, desce para a várzea, com uma precária malha cartesiana definindo as primeiras ruas, que se expandiriam sobre pântanos e lagoas. No século 19, Grandjean de Montigny quis conceder ao Rio a aura de capital doImpério, mas os políticos não estavam interessados no valor simbólico da cidade e as iniciativas urbanísticas propostas foram totalmente pragmáticas, não mudaram o caráter problemático da estrutura colonial.

O prefeito Pereira Passos abriu o caminho da configuração da cidade moderna burguesa assumindo o exemplo parisiense, mais voltada para o desenvolvimento da zona sul, ocupada pelas classes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!