O Conceito de Trabalho para Marx, Durkheim e Weber

Páginas: 3 (631 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Neste trabalho, irei me ater de forma bastante objetiva às teorias políticas dos seguintes autores: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Procurarei estabelecer as diferenças teóricas concernente aconcepção de Estado entre ambos os autores, assim como, estabelecer as influências conceituais no que se refere à concepção moderna de Estado.

A concepção de Estado para Karl Marx surge a partirda propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitêexecutivo das classes dominantes, a chamada burguesia.

Já para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizaçõescomunitárias. O Estado cumpriria uma função moral sem fins conceituais ou religiosos, à exemplo disso, teríamos a Educação Pública. E a intermediação entre governantes e os governados deveria ser feita porcanais como jornais de imprensa livre.

Max Weber teve como objeto de pesquisa ou inspiração teórica a análise da estrutura política alemã. A concepção de Estado para Weber estaria relacionada aocontrole do poder estatal por uma burocracia militar e civil. Para Weber o Estado é: "Uma relação de homens dominando homens, mediante violência considerada legítima". Para Weber há 3 formas de açãosocial: Tradicional, a Carismática e a Legal.

Não há dúvida que estes três autores contribuíram significativamente para a constituição do Estado moderno. Podemos constatar que a institucionalização doEstado se funda em características básicas do homem enquanto indivíduo fazendo dele um membro efetivo da comunidade.

O Estado moderno representa a conjugação de resultados de um processo dedesenvolvimento político ao longo dos séculos. Podemos citar três grandes transformações referentes à concepção de Estado, são elas:

O Estado feudal ou estamental, predominante nos séculos XV e XVI. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os conceitos de Durkheim, Weber, Karl Marx
  • Durkheim, marx e marx weber
  • Marx, weber e durkheim
  • Durkheim, Marx e Weber
  • Analise de Durkheim, weber, marx
  • Diferenças entre marx, durkheim e weber
  • Durkheim, Weber e Marx
  • Marx, Durkheim e Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!