Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Páginas: 3 (612 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
Igreja Nosso Senhor do Bonfim

A Igreja Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico, está localizada na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador, no Brasil. É lá que sãodistribuídas as famosas Fitinhas do Bonfim.

Monumento de fé
Para o povo baiano, a Igreja do Bonfim é o maior centro da fé católica, e ainda daquelas que, pelo sincretismo, têm no local o ponto máximo dareligião.
As imagens de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia vieram de Portugal para a Bahia, através do Capitão da marinha portuguesa Theodozio Rodrigues de Faria, chegando no dia 18 deabril de 1745, num domingo de Páscoa e ficando abrigadas na Igreja da Penha, edificada na ponta da península itapagipana, até 1754.

História
A imagem do Nosso Senhor do Bonfim foi trazida em razão deuma promessa feita pelo capitão-de-mar-e-guerra da marinha portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria, que, durante forte tempestade prometeu que se sobrevivesse traria para o Brasil a imagem de suadevoção. Assim, em 18 de abril de 1745, réplica da representação do santo existente em Setúbal foi trazida de Setúbal, terra natal do capitão, e abrigada na Igreja da Penha até o término da construção daIgreja do Senhor do Bonfim. Em 1754, a parte interna da Igreja do Senhor do Bonfim foi finalizada e as imagens transferidas para lá em procissão, onde foi celebrada missa solene.
A iluminação erafeita através de lampiões até que em junho de 1862 foi implantada a iluminação pública, feita com lâmpadas de gás carbônico. As instalações elétricas realizadas em 1902 foram mantidas até 1998, quando aigreja foi restaurada.
A lavagem da Igreja teve início em 1773, quando os integrantes da "irmandade dos devotos leigos" obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para afesta do Senhor do Bonfim, no segundo domingo de janeiro, depois do Dia de Reis. Com o tempo, adeptos do candomblé passaram a identificar o Senhor do Bonfim com Oxalá. A Arquidiocese de Salvador,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Igreja senhor do bonfim
  • IGREJA DO NOSSO SENHOR DO BONFIM
  • Analise do comércio no entorno do atrativo turístico: igreja do senhor do bonfim, na cidade de salvador
  • Ora O De Nosso Senhor Do Bonfim
  • IGREJA DO SENHOR
  • IPTU Senhor do Bonfim
  • IGREJA MATRIZ IGREJA SR DO BONFIM E SOBRADO DO BARÃO
  • o afastamento da igreja moderna do senhor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!