cooperativismo

Páginas: 33 (8210 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS
IFNMG – CAMPUS ARAÇUAÍ












GUILHERME BATISTA DE MOURA




RESENHA CRITICA:
RUMOS DA LIDERANÇA JOVEM NO COOPERATIVISMO – MÓDULO III


















ARAÇUAÍ – 2012


GUILHERME BATISTA DE MOURA












RESENHA CRITICA:
RUMOS DA LIDERANÇA JOVEM NOCOOPERATIVISMO – MÓDULO III





Trabalho apresentado pelo
Curso de Tec. em informática– 2º Período,
Tendo como objetivo, resenhar o livro do modulo III da SESCOOP.


Prof. Dr. Franco

















ARAÇUAÍ – 2012

Sumário


CREDENCIAIS DO AUTOR--------------------------------------------------------------------------------
RESUMO DAOBRA-----------------------------------------------------------------------------------------
CONCLUSÃO DO RESENHISTA-----------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------------------------




































RESENHA CRÍTICA

SESCOOP/ Rumos da liderança jovem nocooperativismo- modulo III, 76 Pags.

CREDENCIAIS DO AUTOR
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é integrante do Sistema Cooperativista Nacional. Foi criado pela Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, e suas reedições, regulamentado pelo Decreto nº 3.017, de 6 de abril de 1999.
Sua principal missão é Promover o desenvolvimento do cooperativismo de formaintegrada e sustentável, por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, respeitando sua diversidade, contribuindo para sua competitividade e melhorando a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares.
O serviço nacional de aprendizagem do cooperativismo (SESCOOP) é o responsável pelo ensino, formação profissional, organização e promoção socialdos trabalhadores, associados e empregados das cooperativas brasileiras. A SESCOOP investe continuamente nos associados, dirigentes e empregadores, ajudando a profissionalizar a gestão das cooperativas.


RESUMO DA OBRA
Nesta resenha do terceiro modulo do livro “rumos da liderança jovem no cooperativismo”, tem ser por objetivo concluir o programa de formação dos jovens cooperativistas deforma bem avançada. A grande necessidade de todos os associados da cooperativa está participando ativamente do programa de formação cooperativista, é pelo fato de que a cooperativa deverá definir uma assembléia geral, os objetivos e funcionamento por meio da votação dos associados. Então assim é importante que os dirigentes sejam escolhidos por apresentarem real expressão de liderança, conhecimento evivencia dos princípios básicos do cooperativismo. Devem conhecer a legislação vigente e se empenhar no exercício das atividades de planejamento, organização, direção e controle da empresa.
            Um aspecto fundamental é que uma Assembléia Geral é sobretudo um trabalho coletivo de tomada de decisão e que este trabalho coletivo está inerentemente ligado a competência da consciência políticade cada associado. Portanto, haverá muito mais possibilidade da realização de um trabalho de melhor qualidade, quando o grupo é articulado no sentido de estar coeso para realizá-lo, sem que esta coesão seja manipulação de liderança, mais a vontade de seus membros. Pois  sabemos que  uma pessoa numa assembléia não pode ser competente sozinha, uma vez que a qualidade da Assembléia não dependesomente da pessoa isolada ou das pessoas igualmente isoladas, define-se na relação com os outros membros. Daí,  as condições para o sucesso de uma Assembléia estão entregue na consciência do grupo e da articulação desse grupo na competência com os outros e com as necessidades de seus cooperados.
            Fatores importantes como  os descritos no quadro de  ameaças e oportunidades são aspecto que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • COOPERATIVISMO
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo
  • Cooperativismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!