Igor

Páginas: 3 (567 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
Contexto histórico

O Barroco corresponde à segunda etapa da Era Clássica, iniciou-se no fim do século XVI, teve seu ápice no século XVII, e se prolongou até o início do século XVIII. O movimentosurgiu como uma forma de reagir às tendências humanistas, tentando reencontrar a tradição cristã.
Vivia-se a revolução comercial, a política econômica era o mercantilismo. A burguesia detinha opoder econômico. O Estado absolutista se consolidava, esse sistema era voltado para atender às necessidades da burguesia.
O século XVII foi marcado pelos reflexos das crises religiosas, essas ocorreramno século anterior, dentre as quais se destacam a Reforma Protestante e a Contra-Reforma.
Autores e Obras
Padre Manuel Bernardes (1644-1710): Nascido em Lisboa (Portugal).Produziu obras de cunhomístico e moralista com uma linguagem simples e espontânea. Principal obra: Nova Floresta.
Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622): Nascido em Leiria (Portugal). Poeta bucólico e de influência camoniana.Principais obras: Éclogas e Pastor Peregrino. Sóror Violante do Céu (1601-1693): Nascido em Lisboa (Portugal). Produziu poemas marcados pelo sentido passional pelas imagens sutis e pela veemência.Depois de entrar para o convento, impregna suas poesias de cunho religioso. Principal obra: Rimas Várias.
Francisco Manuel de Melo (1608-1667): Nascido em Lisboa (Portugal). Era voltado para a poesialírica, a historiografia, o teatro e a prosa filosófica e
moralizante. Principal obra: Carta de Guia aos Casados.
Frei Luís de Sousa (1555-1632): Historiador rigoroso. Principais obras:
História deSão Domingos e Anais de D. João III.
Sóror Mariana Alcoforado (1640-1723): Freira nascida em Beja (França).
Escreveu Cartas Portuguesas em 1669, atribuídas a um amor proibido, uma paixãoviolenta, incontrolada e não correspondida por um militar, o capitão Chamilly.
Padre Antônio Vieira (1608-1697): Nasceu em Lisboa. Ainda menino veio para
o Brasil estudar no Colégio de Jesuítas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • igor
  • igor
  • Igor
  • Igor
  • igor
  • igor
  • igor
  • igor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!