igor

Páginas: 2 (321 palavras) Publicado: 11 de maio de 2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL

IGOR GREGÓRIO BIANCHI – RA: 4416868131






DIREITO PÚBLICO INTERNACIONAL: Aula 3






SÃO CAETANO DO SUL
2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL

IGOR GREGÓRIO BIANCHI – RA:4416868131





DIREITO PÚBLICO INTERNACIONAL: Aula 3

Trabalho de Direito apresentado à Faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção de nota na matéria Direito Público Internacional soba orientação da professora tutora Luiza Ribeiro Mattar.


SÃO CAETANO DO SUL
2015
A CARTA DA ONU E O DIREITO DOS ESTADOS

O artigo 2º da Carta da ONU versa sobre os princípios sobre os quais sefundam as relações havidas entre os entes que compõem a organização.
Dentre tais princípios, destaca-se como primeiro deles o da igualdade que, frise-se, é um dos direitos dos Estados bem destacados porAccioly. Como reflexo da igualdade, o artigo trata da boa-fé entre as relações, o que cabalmente configura o segundo direito dos Estados, qual seja, o do respeito mútuo. Os direitos de defesa econservação vêm traduzidos pela premissa da paz, da segurança, da justiça e da rejeição às ameaças diante que quaisquer controvérsias que possam surgir. Garantias de integridade territorial e de independênciapolítica exprimem os direitos internacional do desenvolvimento, de jurisdição e de não intervenção.
Quanto ao artigo 51, tem-se que a carta permite o emprego de força – mediante decisão dos órgãoscompetentes da ONU – nos limites das funções e dos poderes que lhe são atribuídos. Porém, sempre visando a manutenção da paz.
Assim, os membros podem ser designados pelo conselho de segurança para usara força como meio de manter a paz e em legítima defesa. Frise-se que" os Estados membros estão juridicamente obrigados a prestar concurso as decisões do conselho de segurança para toda e qualqueroutra forma de sanção coletiva." 


BIBLIOGAFIA

http://academico.direito-rio.fgv.br/wiki/Aula_15_-_2010.1:_A_leg%C3%ADtima_defesa_como_exce%C3%A7%C3%A3o_do_uso_unilateral_da_for%C3%A7a. > acessado em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • igor
  • igor
  • Igor
  • Igor
  • Igor
  • igor
  • igor
  • igor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!