ifa divination poetry wande abimbola

32110 palavras 129 páginas
1

2

IFA DIVINATION POETRY
WANDE ABIMBOLA
PREFÁCIO
Ifá é um importante sistema de divinação encontrado em muitas culturas do oeste da África.
Na terra Yoruba,onde Ifá é a divindade principal, este sistema divinatório fascinante foi intimamente identificado com a história, mitologia, religião e medicina popular do povo Yoruba.
O Yoruba tem Ifá como um repositório das suas crenças e valores morais. O sistema divinatório de Ifá e os extensivos cantos poéticos a ele associados são usados pelo Yorubá para validar importantes aspectos da sua cultura. A divinação de Ifá é, portanto, praticada pelos Yorubas durante todos os seus importantes ritos de passsagem, tais como cerimónia de dar o nome, casamentos, funerais, e quando dão posse aos reis.
Para a sociedade tradicional Yoruba, a autoridade de Ifá permeia todos os aspectos da vida porque o Yoruba cosidera Ifá como a voz das divendades e a sabedoria dos ancestrais.
Este trabalho apresenta sessenta e quatro poemas de ifá dos dezesseis odus principais da coleção de escritos de Ifá. O trabalho tem duas partes. A primeira parte é a introdução que cobre a mitologia de Ifá, seus instrumentos de divinaçõa, o trinamento dos sacerdotes, o processo de divinação de Ifá, e uma avalição da posição desta divindade em seu sistema elaborado de divinção entre o povo Yoruba. A intrdução também trata da significação do Odù como o mais importante ponto de referência dentro dos escritos de Ifá como um todo. A última seção da introdução, apresenta uma análise estrutural, estilística e temática da poesia divinatória de Ifá.
A Segunda parte do trabalho é uma apresentação de material textual. Um total de sessenta e quatro poemas de Ifá são apesentadso em sua versão original Yorubae sua tradução para o português. Quatro poemas são apresentados de cada um dos dezesseis Odus principais. Cada poema na versão portuguêsa é provido de um título que resume o assunto focalizado. A versão para o português é também acompanhada de notas adequadas

Relacionados

  • A concepc o Iorub da personalidade humana Wande Abimbola
    7322 palavras | 30 páginas