iedyhikjdsalç

2429 palavras 10 páginas
Introdução
O câncer, também conhecido como tumor maligno ou neoplasia, é uma doença que apresenta como característica principal o crescimento desordenado das células aberrantes de nosso organismo.
O câncer ocorre quando as células de determinado órgão passam a crescer de forma desordenada e incontrolável. Como consequência da divisão e crescimento celular desordenados há formação de uma massa de tecidos, o nódulo ou tumor. Essas células apresentam outras características peculiares, como a capacidade de invasão de outras estruturas, de desprendimento e migração através da corrente sanguínea para outros lugares do organismo e também capacidade de auto-nutrição, tornando-se independentes.
Desenvolvimento
Os tumores aparecem no organismo quando as células começam a crescer de uma forma descontrolada, em função de um problema nos genes. A causa dessa mutação pode ter três origens : genes que provocam alterações na sequência do DNA; radiações que quebram os cromossomos e alguns vírus que introduzem nas células DNAs estranhos. Na maioria das situações, as células sadias do organismo impedem que estes DNAs passem adiante as informações.
O tumor desenvolve um conjunto de rede de vasos sanguíneos para se manter. Através da corrente sanguínea ou linfática, as células malignas chegam em outros órgãos, desenvolvendo a doença nestas regiões. Esse processo de irradiação da doença é conhecido como metástase.
Esta doença é tão perigosa, pois possui capacidade eficiente de reprodução dentro das células e também porque se reproduz e coloniza facilmente áreas reservadas a outras células.

Tipos Mais Frequentes de Câncer
Mama
Pesquisas mostram que, no Brasil, o câncer de mama é o tipo mais frequente em número de casos e de mortes entre as mulheres.
Fatores de risco:
Não ter tido filhos; obesidade; dieta rica em gorduras e pobre em fibras; fumo e álcool.
Prevenção:
Exercícios físicos frequentes, auto-exame das mamas mensalmente e exame médico anual. Dieta rica em

Relacionados