idoso

Páginas: 11 (2571 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL

Ágata Nascimento Oliveira ¹
Alline Maria Batista Ramos ²
Gilson Cáo Couto ³
Lucas Cardoso
Melila Braga

RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar a respeito da importância da interação social como meio de integração e adaptação do idoso à sociedade moderna, e da mesma maneira aprimora o convívio dos velhos comfamiliares, conhecidos e vice-versa. As abordagens aqui apresentadas possuem embasamento de referencial teórico, correlacionando-os através do suporte de autores que tratam do tema envelhecimento, sociedade e psicologia, para comprovar os benefícios que esta interação exerce sobre a saúde psicológica e consequentemente física dos idosos. Pretendemos esclarecer a necessidade de uma conscientizaçãoque acarrete em um maior envolvimento social. Esta proposta de investigação foi elaborada para elucidar que é preciso haver uma alteração de comportamento social e incentivo de políticas públicas voltadas para a inserção deste grupo de pessoas por meio de cultura e entretenimento.

Palavras-Chave: Idosos; Interação; Sociedade; Política.

INTRODUÇÃO
Este artigo foi produzido a partir dapercepção de que pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ONU (Organização das Nações Unidas), entre outras, apontam para o envelhecimento da população mundial em contrapartida ao despreparo dos governos políticos e da sociedade em acolher esta nova população. A preocupação acerca da qualidade de vida na terceira idade já tem ocorrido nas grandes metrópoles brasileiras,porém no município de Porto Velho tal atitude tem atingido uma parcela menor em relação ao total da sociedade, e quando há ocorre com ênfase apenas nos benefícios da atividade física.


Trataremos, portanto, a respeito da importância que se torna a interação do idoso com a sociedade como meio do aumento qualitativo de vida, sob a luz de autores de obras que contemplam tal tema. Desta maneira,evidenciaremos e conscientizaremos a população e o governo acerca deste problema social, ocasionado por falta de políticas públicas educacionais que incentivam e formam a população para viver a juventude devido ao acelerado consumismo, e não para envelhecer, fato que ocasiona na exclusão social destes indivíduos e uma má qualidade de vida daqueles que contribuíram com impostos, além de estaremcontribuindo para a construção do Estado Democrático de Direito.
I. O Idoso
A Organização Mundial da Saúde define o idoso a partir da idade cronológica, ou seja, idosa é aquela pessoa com 60 anos ou mais, em países em desenvolvimento e com 65 anos ou mais em países desenvolvidos. O estatuto do Idoso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, define conforme a lei nº 8.842 define um idoso como pessoascom 60 anos ou mais. Atualmente reconhece-se que existe diversidade entre as diferentes faixas etárias, portanto, considera-se as seguintes categorias (Charlotte elipoulos):
Idoso Jovem: 60 (sessenta) a 74 (setenta e quatro) anos de idade;
Idoso mais velho: 75 (setenta e cinco) a 100 (cem) anos de idade;
Centenários: Mais de 100 (cem) anos;
A idade cronológica não é um marcador preciso paraas mudanças que acompanham o envelhecimento. Existem diferenças significativas relacionadas ao estado de saúde, participação e níveis de independência entre pessoas que possuem a mesma idade (BRASIL, 2005).
I.II ENVELHECIMENTO
O idoso não é definido, apenas, pela idade cronológica, mas através do processo de envelhecimento ocorrem mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que influenciam ocomportamento do idoso e apresentam as suas peculiaridades.
Por exemplo: Mudança na cor do cabelo para cinza ou branco, tendem a ter rugas, manchas na pele e têm as habilidades regenerativas limitadas.
Neste sentindo podemos entender que o processo de envelhecimento é um conjunto de fatores que vai além do fato de ter mais de 60 anos, deve-se levar em consideração também as condições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • idoso
  • Idoso
  • Idoso
  • Idoso
  • Idoso
  • Idoso
  • idosos
  • Idosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!