idoso institucionalizado

Páginas: 57 (14074 palavras) Publicado: 29 de junho de 2014











































































agradecimentos

Primeiramente a ti ó Deus, toda a honra e gloria e louvor por mais essa conquista, por ter me sustentado e me dado forças para eu persistir nos momentos difíceis que passei e continuar lutando para alcançar a vitória.
Meuagradecimento especial para o Clovis, meu companheiro, meu amante, que sabe me conquista a cada dia, obrigada por esta sempre do meu lado, a minha filha Ananda, que desde o dia que foi concebido só trouxe alegria e luz a minha vida. Filha “Te Amo Muito”!
A minha querida mãezinha, Duxinha da minha vida, você é especial na minha vida, obrigada por todo amor e carinho, a minha irmã Anúzia pelas palavras deincentivos e meu sobrinho “intelectual” Maurílio que sempre diz: “tia eu admiro a Sra. por que tudo você consegue”, com muito esforço eu estou conseguindo alcançar meus objetivos.
Agradeço por ter tido a oportunidade de ter tido duas mães maravilhosas, a mamãe Maria José (in memórian), obrigada pelos ensinamentos, sei que você onde esta, estará bem e sempre orando por nós.
A minha orientadora,profª Dra.Odaria Battini, obrigada pelos incentivos, por transmitir segurança e pelos encaminhamentos e orientações, com certeza foram de grande valia.
Agradeço a todos os professores da UNOPAR com quem tive a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos.
Agradeço a todas as colegas da qual pude conviver e partilhar e dizer que cultive sempre os amigos, eles são a natureza ao nossofavor e uma das formas mais raras de amor.
Não cultive as mágoas, porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.

Socorro de Maria Pires Portolann























Dono de si, o tempo que nos atravessa se
apropria de nós. Cedo outarde, mas sem
nunca deixar de ser súbito, cada um se
pegará mais velho do que ousou acreditar
que seria. O tempo, incansável, nos
ultrapassará. Terá nos ultrapassado. O
tempo, na ordem cronológica como vem
sendo contado pela humanidade,
independe do indivíduo para acontecer.
Alheio a nós, o tempo torna-se monstro.
Deriva daí o espanto diante dos rastros de
sua passagem. Nunca vemos omonstro.
Nunca encaramos o tempo. Escravos de
uma fatalidade que tentamos negar, nos
resignamos a envelhecer.

(Ismael Canepelle, Zero Hora, 7/1/2012)
Portolann, Socorro M. P. Idoso Institucionalizado. 2012. 44 p. Monografia Especialização em Gestão Social, Políticas Publicas, Redes e Defesa de Direitos – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Santa Maria, 2012.RESUMO
Este trabalho, produzido no Curso de Especialização em Gestão Social, Políticas Publicas, Redes e Defesa de Direitos da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR tem como objetivo contextualizar a temática do idoso institucionalizado, a partir da experiência com a intervenção do Serviço Social. Abordam-se as analises dos dispositivos legais, materializados na Política Nacional do Idoso e noEstatuto do Idoso. Ainda, esta reflexão trata das relações familiares com o idoso, da importância do abrigo institucional no acolhimento dos idosos em situação de vulnerabilidade social, bem como da intervenção do Assistente Social neste espaço, tendo em vista que este profissional busca garantir e promover os direitos sociais desta população. As representações extraídas foram: a família lança mãoda institucionalização quando não possui um cuidador, quando o idoso está muito dependente, necessitando de cuidados especiais e quando os vínculos familiares se encontram fragilizados, por motivos diversos.


Palavras-chave: Idoso Institucionalizado. Família. Abrigo Institucional. Acolhimento.
LISTA DE SIGLAS

- BPC - Benefício de Prestação Continuada
- CF/88 - Constituição Federal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O idoso institucionalizado
  • Idoso institucionalizado
  • idosos institucionalizados
  • idoso institucionalizado
  • Idoso Institucionalizado
  • Assistência para idosos institucionalizados
  • Nutrição Idosos Institucionalizados
  • Música para idosos institucionalizados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!