o idoso institucionalizado

Páginas: 9 (2191 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
Enquadramento teórico
Evolução do contexto de família e a situação do idoso na sociedade
Nos últimos cinquenta anos, no Ocidente, a família modificou a sua estrutura e organizou-se de diversas formas tendo em conta os novos valores vigentes.
O tradicional conceito de família pode definir se como o conjunto de pessoas que coabitam no mesmo local verificando-se relações de parentesco entre si.Este tipo reportava-se a uma família geralmente extensa (constituída por avós, maternos, paternos ou ambos, pais, filhos e outros parentes), apresentando um elevado número de indivíduos de várias gerações, onde se verificava uma entreajuda.
Os idosos dos dias de hoje nasceram em contextos familiares com valores culturais e funções sociais diferentes relativamente à atualidade. A família tinhaentão, o dever de cuidar dos mais idosos valorizando-os e respeitando-os. A estrutura familiar obedecia a um conjunto de papéis e funções que estavam bem definidas para cada elemento familiar. No entanto, com as alterações na sociedade passámos de famílias numerosas para famílias nucleares, integradas apenas por pais e filhos que vivem no mesmo lar.
A função protetora da família da modernidadepassou, nos nossos dias, a ser partilhada com organizações ou instituições cuidadoras ou prestadoras de serviços. Normalmente, por questões económicas, ambos os elementos do casal exercem uma profissão que os afasta de casa. Torna-se necessário entregar os filhos no infantário ou na creche ou, em alguns casos, deixá-los com os avós. Aqui, ainda os avós têm um papel ativo de educadores e o seu saber éapreciado. Contudo, quando o idoso se torna dependente e/ou doente e/ou quando perde o companheiro de vida torna-se mais frágil e por vezes solitário, particularmente quando está afastado de outros familiares ou quando fica na solidão. É nestas situações que poderá surgir a Institucionalização.
A Institucionalização
A institucionalização traduz-se na prestação de serviços (como o alojamento e aalimentação), no acompanhamento e cuidados diferenciados prestados ao idoso quando este apresenta limites à sua funcionalidade, mediante pagamento.
Segundo Fernandes (2000, p.47) “na medida em que as incapacidades físicas e psicológicas da pessoa idosa aumentam e as capacidades do meio ambiente diminuem, torna-se necessário, encarar a hipótese de internamento numa instituição.”
Os serviçosinstitucionais representam um recurso importante para os idosos, contudo, a institucionalização poderá trazer um conjunto de fatores negativos: a despersonalização (pouca privacidade); a desinserção familiar e comunitária; o tratamento massificado (que trata todos os idosos de igual forma); a vida monótona e rotineira.
Desta forma a institucionalização representa riscos e perigos que podem causardanos à autoestima e à integração do idoso no meio envolvente e na sociedade.
“As instituições dificilmente podem chegar a criar ambientes tão ricos e estimulantes, como são os ambientes próprios da comunidade. A vida institucional tem o efeito de privar as pessoas de experiências comuns à maioria dos idosos. Desprovida de relações pessoais produtivas, desprovida de emoção que é dada pelo contactoquotidiano com a comunidade, a vida numa instituição não é propícia para o desenvolvimento de habilidades sociais necessárias para interagir com o resto da sociedade”. (Vaz, 2009)

Tipos de institucionalização
O número de idosos tem aumentado ao longo dos tempos. Sendo um fenómeno demográfico da atualidade, a sociedade civil e o estado têm-se organizado de modo a oferecer produtosdiversificados para melhorar as condições de vida na velhice.
Perante as necessidades deste público, surgiram diversas respostas sociais: Lares, Centros de Dia, Residências, Centros de Convívio, Apoio Domiciliário e Acolhimento Familiar.
Os Lares são equipamentos coletivos de alojamento permanente ou temporário destinado a acolher idosos que não podem continuar a manter-se em casa, por se encontrarem em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • idoso institucionalizado
  • O idoso institucionalizado
  • Idoso institucionalizado
  • idosos institucionalizados
  • idoso institucionalizado
  • Idoso Institucionalizado
  • Assistência para idosos institucionalizados
  • Nutrição Idosos Institucionalizados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!