O LUTO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Páginas: 11 (2629 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


Fernanda Sonego Albring
Rafael Eickhoff de Oliveira


O LUTO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS


Tanatologia e Psicologia
Sociedade Educacional Três de Maio
Faculdade Três de Maio
Curso de Psicologia


Professora Orientadora: Evandir Bueno Barassuol

Três de Maio
Junho, 2014
O LUTO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Resumo
A expectativa de vida tem aumentado, o que leva a umcrescimento da população idosa no mundo, com isso novas instituições de acolhimento são necessárias, pois nem todo idoso pode contar com a família para atender aos cuidados que necessita. Alguns fatores são responsáveis pela institucionalização de idosos, como financeiros, de disponibilidade de tempo, despreparo, pois esses necessitam de um atendimento multiprofissional e também, em muitos casos defalta de afeto para com o familiar. Com o avanço da idade são inúmeras as perdas que o indivíduo vivencia, tanto no aspecto físico, social, de saúde e mental, com a ida para instituições de acolhimento isso se potencializa, pois são afastados do convívio familiar e sentem-se menos amados. As perdas se caracterizam em luto, sendo que o afastamento da família é o mais sentido, pois é uma perda deseres vivos. Todas essas perdas devem ser enfrentadas com programas que atendam às necessidades e limitações do idoso e que lhe proporcionem o bem estar físico e mental. Um programa que pode auxiliar na adaptação, tanto a idade quanto a sua ida para uma instituição é a Animação Sociocultural, que desenvolve atividades físicas, culturais e sociais, em que os idosos são protagonistas que podem vivenciarmomentos de integração e compartilhamento de experiências vividas. O papel dos envolvidos nos cuidados aos idosos é de motivação e valorização para que percebam a importância de sua participação no programa para o bem estar de todo o grupo social a que agora faz parte.
Palavras chave: Luto. Instituição de Longa Permanência para Idosos. Animação Sócio Cultural.


1.1 Tema

O luto em IdososInstitucionalizados


1.2 Delimitação do Tema

O presente estudo objetiva esclarecer aspectos pertinentes ao luto em idosos institucionalizados e a elaboração de estratégias de intervenção. Para que o impacto que essa causa no idoso possa ser amenizado e dessa forma, direcionar os cuidados também para o bem estar mental e emocional do idoso.

Justificativa
Uma das tarefas mais difíceisenfrentadas pelos idosos é reconhecimento da velhice, principalmente com tarefas de adaptação, integração e aceitação da morte (Batistoni, 2009). Nesse sentido, é necessário planejar estratégias para não ultrapassar os limites físicos e psicológicos dos idosos e potencializar neles as atividades possíveis para cada um deles.

1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo geral
Melhorar a qualidade de vida dosidosos institucionalizados.

1.3.2 Objetivos específicos
Auxiliar no processo de elaboração de luto do idoso. Esse processo se dá a partir do momento que o idoso perde seu espaço na sociedade e passa a viver institucionalizado.
Instruir os colaboradores da instituição para realizar a acolhida do idoso.

1.4 Embasamento Teórico
O crescente aumento de idosos no mundo vem despertando uma maioratenção a essa parte da população, o que acarreta num maior número de instituições para acolhê-los. Pois nem todos têm suporte familiar que lhes proporcione boa qualidade de vida, e para tal, surgem os institutos de longa permanência.
Muitas são as definições de velhice, Haddad, 2008 cita Beavair (1990) que entende a velhice como o que acontece aos seres humanos que ficam velhos, sendoimpossível encerrar essa pluralidade de experiências, num conceito. Já, Bobbio (1997) admite que a velhice não deve ser uma cisão, mas uma continuação da infância, da adolescência, da juventude e da maturidade, vividas de diversas maneiras. Portanto, velhice envolve muitos aspectos para que se possa conceituar tão facilmente, o que deveria ser uma etapa natural da vida dos indivíduos, e para a qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o idoso institucionalizado
  • idoso institucionalizado
  • O idoso institucionalizado
  • Idoso institucionalizado
  • idosos institucionalizados
  • idoso institucionalizado
  • Idoso Institucionalizado
  • Assistência para idosos institucionalizados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!