IDENTIFICAÇÃO DE MICROALGAS, LIQUENS E FUNGOS DO SITIO SÃO LUÍS, UBAJARA, CEARÁ, BRASIL

590 palavras 3 páginas
IDENTIFICAÇÃO DE MICROALGAS, LIQUENS E FUNGOS DO SITIO SÃO LUÍS, UBAJARA, CEARÁ, BRASIL

Maiara Kelly dos SANTOS1, Marília Pereira dos SANTOS¹, Rafael PEREIRA1, Weveley Ferreira dos SANTOS1.

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo a identificação das espécies de microalgas, fungos e liquens encontradas no Sitio São Luís em Ubajara, Ceará. Foram coletadas amostras de fungos, microalgas e liquens no Sitio. O município é caracterizado por uma vegetação caatinga predominante, com mais outras três: Floresta atlântica, floresta subcaducifólia Amazônica e o Cerrado. Foram observados em alguns pontos do sitio, resquícios de atividade antrópica o que pode afetar na composição florística tanto de algas, fungos e líquens.

Palavras-chave: Fungos, liquens, microalgas, aula de campo.

INTRODUÇÃO

Microalgas são elementos de um grupo heterogêneo de organismos, predominantemente aquáticos e microscópicos procariontes ou eucariontes, que podem formar colônias, com pouca ou nenhuma diferenciação celular além de serem dotados de pigmentos, responsáveis por coloração variada e por metabolismo fotoautotrófico. O termo microalgas não tem valor taxonômico, engloba microrganismos algais com clorofila a e outros pigmentos fotossintéticos, os quais são capazes de realizar a fotossíntese oxigênica, e sua caracterização (Hoek et al., 1995; RAVEN et al., 2001).
Em relação à denominação das microalgas estão incluídos organismos com dois tipos de estrutura celular: estrutura procariótica, com representantes nas Divisões Cyanophyta (cianobactérias) e Prochlorophyta; estrutura celular eucariótica, com representantes nas Divisões Chlorophyta, Euglenophyta, Rhodophyta, Haptophyta (Prymnesiophyta), Heterokontophyta (Bacillariophyceae, Chrysophyceae, Xantophyceae etc.), Cryptophyta e Dinophyta (Hoek et. al., 1995).
Apesar das diferenças estruturais e morfológicas entre os representantes de cada divisão, esses são fisiologicamente similares e apresentam um metabolismo

Relacionados

  • microalgas
    1308 palavras | 6 páginas
  • Cianobactérias, Microalgas, Fungos e Líquens no Sítio São Luís, Ubajara, Ceará, Brasil.
    2636 palavras | 11 páginas