jjkju

2443 palavras 10 páginas
A CONTABILIDADE E SUA APLICAÇÃO

O Desafio da Terminologia

A terminologia é um dos desafios enfrentados pelos que iniciam o estudo da contabilidade, pois pode, num primeiro momento, dificultar o entendimento da maté­ria. Entre as palavras que mais inquietam o estudante, sobretudo o principiante no estudo da contabilidade, estão débito e crédito.
Débito, na nossa linguagem comum, significa situação negativa, desfavorável; ou saldo negativo na conta corrente bancária; ou estar em falta com alguém etc. Na termi­nologia contábil, essa palavra poderá ter esses mesmos significados ou até mesmo as­sumir uma situação positiva.
Crédito, no nosso cotidiano, pode representar situação positiva, favorável; ou sal­do positivo na conta corrente bancária; ou ter crédito no mercado (possibilidade de poder comprar a prazo, ter nome limpo na praça) etc. Na terminologia contábil, essa palavra poderá adquirir esses mesmos significados ou até mesmo corresponder à situa­ção negativa.
Não é fácil para o iniciante no estudo da contabilidade concordar que em determi­nado momento a palavra débito seja usada com significado positivo, favorável, uma vez que, em sua vida diária, essa palavra raramente assume esse sentido. Portanto, para entender com facilidade não só o mecanismo do débito e do crédito, o qual repre­senta a essência da contabilidade, bem como todo o processo contábil, é preciso ter consciência de que algumas palavras, termos ou expressões do seu dia-a-dia podem ter significados diferentes quando utilizados pela ciência contábil.
Veja outros exemplos de termos, palavras e expressões que fazem parte da termi­nologia contábil e serão presença constante em nossos estudos: empresa, capital, imó­veis, legalização da empresa, personalidade jurídica, pessoa física, pessoa jurídica, livros fiscais, móveis e utensílios, mercadorias, compras à vista, compras a prazo, vendas à vista, vendas a prazo, obrigações, direitos, saldos, estoque, lucro, prejuízo, gestão, patrimônio,

Relacionados

  • jjkju
    2443 palavras | 10 páginas