IDENTIFICANDO E MUDANDO PENSAMENTOS AUTOMATICOS

Páginas: 7 (1521 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Trabalhando com pensamentos automáticos

Os métodos para descobrir e modificar os pensamentos automáticos desadaptativos encontram–se no cerne da abordagem cognitivo-comportamental. A identificação e a modificação ocorrem juntas como parte de um processo progressivo de desenvolvimento de um estilo de pensamento racional.

1. Reconhecimento das mudanças de humor
Nos estágios iniciais daTCC, os terapeutas precisam ajudar os pacientes a entender o conceito de pensamentos automáticos e a reconhecer algumas dessas cognições. Uma boa regra é considerar qualquer mostra de emoção como um sinal de que ocorreram pensamentos automáticos. A mudança de humor é um método especialmente útil de descobrir pensamentos automáticos, porque normalmente gera cognições que são emocionalmentecarregadas, imediatas e de alta relevância pessoal.

2. Psicoeducação
Geralmente, dedicamos algum tempo no início da terapia a breves explicações sobre a natureza dos pensamentos automáticos e como eles influenciam a emoção e o comportamento.

3. Descoberta guiada para pensamentos automáticos
1. Faça questionamentos que estimulem a emoção. - As emoções são sinais de que o tópico é importante parao paciente.
2. Seja específico – O Questionamento deve ser focado em uma situação claramente definida e memorável.
3. Focalize em eventos recentes não no passado distante - O questionamento sobre eventos recentes normalmente tem a vantagem de dar acesso aos pensamentos automáticos que na verdade ocorreram na situação e que podem ser mais passível de mudança.
4. Mantenha-se em uma linha dequestionamento e um tópico. – Tente evitar pular de tópico em tópico. É mais importante fazer um trabalho completo, trazendo à tona uma série de pensamentos automáticos em uma única situação do que explorar diversas situações. Se puderem aprender a identificar totalmente seus pensamentos automáticos para um determinado problema, terão maior probabilidade de fazer o mesmo em outras situações.
5. Váfundo. – Os pacientes geralmente relatam apenas alguns pensamentos automáticos, o terapeuta pode fazer perguntas que ajudem o paciente a contar a história toda.
6. Utilize suas habilidades de empatia. –Coloque-se no lugar do paciente e pense como ele pode estar pensando, assim você conseguirá desenvolver suas habilidades para entender suas cognições que são comuns em vários quadros clínicos,tornando-se mais ágil em perceber os pensamentos automáticos.
7. Conte com a formulação de caso para saber que caminho tomar. – A formulação do caso, mesmo em estágio inicial, pode dar uma ajuda inestimável sobre quais questionamentos seguir. O conhecimento de fatores estressores e precipitantes surgirão tópicos importante para discussão. A avaliação dos sintomas, dos pontos fortes, dasvulnerabilidades permitirão que o terapeuta personalize as perguntas aos pacientes.

4. Registro de pensamentos
O processo de registro chama atenção do paciente para as cognições importantes;
Frequentemente estimula a indagação sobre a validade dos padrões de pensamento;
O fato de ver os pensamentos escritos, geralmente, dá início ao empenho espontâneo de rever ou corrigir as cognições desadaptavas.

5.Imagens mentais
Quando os pacientes têm dificuldades para elaborar seus pensamentos automáticos, esse exercício, geralmente, produz resultados excelentes.
Essa técnica ajuda os pacientes a reviver eventos importantes em sua imaginação para entrar em contato cm os sentimentos e pensamentos que tiveram.
A capacidade do terapeuta de explicar e estimular a geração de imagens mentais pode fazeruma grande diferença no modo como os pacientes mergulham na experiência.


6. Role-play
No role-play o terapeuta faz o papel de uma pessoa na vida do paciente ou o inverso. Está técnica é usada com menos frequência, devido as possíveis implicações na relação terapêutica. Os seguintes questionamentos devem ser feitos antes de aplicar essa técnica:
1. Como o role-play nessa situação com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IDENTIFICANDO PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS.
  • Mudando o pensamento, eliminando o pânico
  • Pensamentos Automáticos e Crenças
  • Pensamentos automáticos e ansiedade num grupo de jogadores de futebol de campo.
  • automático
  • Mudando nosso coração
  • Mudando a história
  • A sociedade esta mudando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!