IDENTIDADE

Páginas: 10 (2323 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema principal apresentar o significado da identitidade em sua noção documental, filosófica e principalmente social, em conjuntura com o Serviço Social.

2 – SERVIÇO SOCIAL E IDENTIDADE PROFISSIONAL

2.1 – CONCEITO DE IDENTIDADE

A palavra identidade trás no seu conceito a noção de perfeitamente igual ou semelhante.
A identidade de alguém é, noentanto, aquilo que ele tem de mais precioso: a perda de identidade é sinónimo de alienação, de sofrimento, de angústia e de morte. Ora, a identidade humana não é dada, de uma vez por todas, no ato do nascimento: constrói-se na infância e deve reconstruir-se sempre ao longo da vida. O indivíduo nunca a constrói sozinho: ela depende tanto dos julgamentos dos outros como das suas próprias orientações eautodefinições. A identidade é um produto de sucessivas socializações. (DUBAR, 1995, p. 5).

2.1.1 – DOCUMENTO DE IDENTIDADE

Um documento de identidade é um instrumento oficial que tem o fim de provar a identidade de uma pessoa física. São classificados como documentos de identidade todos os documentos oficiais que têm o poder de comprovar inequívoca e irrefutavelmente a identidade de umindivíduo, seja perante órgãos públicos ou privados.

Os documentos de identidade são normatizados por leis específicas. Assim, constam no RG os dados do identificado: nome, filiação, local e data de nascimento; de forma resumida: a comarca, cartório, livro, folha e número do seu registro de nascimento ou casamento, registro no Cadastro de Pessoas Físicas, fotografia, assinatura e impressão digitaldo polegar direito. Contém ainda dados do órgão expedidor, bem como assinatura de seu responsável, data de expedição e número do registro da cédula.

A Lei que regulamenta a emissão da Carteira de Identidade ou RG é a 7.116 de 29 de agosto de 1983 sancionada por João Figueiredo, nela consta a obrigatoriedade da emissão de tal documento e suas características já acima citadas.

2.1.2 –IDENTIDADE E SOCIALIZAÇÃO

A palavra identidade trás no seu conceito a noção de perfeitamente igual ou semelhante. No entanto, ao se agregar ao termo identidade ao vocábulo social, seu conceito se transforma, adquirindo significados amplos, superando a dimensão expressa na singularidade da palavra identidade, sendo impossível juntar categorias ou tipos ideais para então defini-los. É no diálogo travadoconstantemente entre a essência do indivíduo, seu eu interior, sua subjetividade com a sociedade e com os mundos culturais que o cercam que se formará a sua identidade social.
A concepção sociológica de identidade incorpora a noção de subjetividade, mas, a transcende porque:
...”desse ponto de vista, a identidade nada mais é que o resultado a um só tempo estável e provisório, individual ecoletivo, subjetivo e objetivo, biográfico e estrutural, dos diversos processos e socialização que, conjuntamente, constroem os indivíduos e definem instituições”. (DUBAR, 2005, p. 136).
É na infância, no processo de socialização com a família e, principalmente, na relação com a mãe, que a criança aprende a ser humano e forma a sua identidade. É ao iniciar sua vida escolar na relação com os outros quefarão parte de sua vida que ela constrói a sua primeira identidade social.
Os processos acima citados são denominados pelo autor de aparelhos de socialização primária (família e escola). Aparelhos de socialização secundária os processos que acontecem ao longo da vida adulta, nas empresas, profissões. Assim, pode-se concluir que a identidade é um produto da socialização. É exatamente nacompreensão interna das representações cognitivas e afetivas, perceptivas e operacionais, estratégicas e Identitárias que reside a chave da construção operacional das identidades.
É a partir desta interação que o indivíduo passa a ser identificado, podendo incorporar ou refutar essa identificação recebida dos outros e das instituições. São dois processos identitários heterogêneos. O primeiro processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Identidade
  • Identidade
  • Identidade
  • IDENTIDADE
  • Identidade
  • identidade
  • Identidade
  • identidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!