hxhxc

367 palavras 2 páginas
Filme brasileiro de 1962, um drama dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral de Dias Gomes, O Pagador de Promessas tem como principal objetivo destacar a ingenuidade de um nordestino sofredor que faz uma promessa a Santa Bárbara num terreiro de candomblé. Ele enfrenta o padre Olavo, que representa o forte poder burocrático imposto á população naquela época.
O filme foi Premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, na categoria de melhor filme, conquistou também outros inúmeros prêmios e uma indicação para o Oscar de 1963. Começa quando o burro Nicolau, melhor amigo do protagonista Zé do Burro, é atingido por um galho de árvore na cabeça. Não havendo melhoras Zé faz promessa a santa Bárbara: se seu burro se recuperar, ele repartiria metade de seu sítio com camponeses mais pobres e levaria uma pesada cruz até Salvador, sete léguas dali. Os jornais transformam sua promessa de dar a terra aos pobres em grito pela reforma agrária. A polícia é chamada para prevenir a entrada de Zé na Igreja e arma-se uma confusão. O filme é recomendado a todas faixas etárias.
O Pagador de Promessas é um filme brasileiro dirigido por Anselmo Duarte em 1962, o drama é baseado na peça teatral de Dias Gomes. Conquistou a Palma de Ouro em Cannes como melhor filme e teve uma indicação ao Oscar de 1963. O filme tem como principal objetivos fazer críticas a igreja e ao estado na época da ditadura.
Conta a historia de uma figura ingênua do nordeste brasileiro que faz uma promessa em um terreiro de candomblé a Santa Bárbara: se seu burro melhorasse de um acidente, ele dividiria as suas terras com pessoas mais pobres que ele e levaria uma cruz á capela da santa, a sete léguas dali. O burro melhora e Zé cumpre parcialmente a sua absurda promessa, o padre não deixa Zé entrar na capela, pois acredita que ele tenta imitar o cristo e considerou isto como um pecado. Uma multidão se aglomera para apoiar Zé do Burro, a polícia é chamada e causa um transtorno é causado em

Relacionados