HUMANIZA SUS

Páginas: 2 (312 palavras) Publicado: 11 de junho de 2015
HUMANIZA SUS

A humanização é descrita, no campo da saúde, como uma aposta ético-estético-política. É uma aposta ética porque envolve a atitude de usuários, gestores e profissionais de saúdecomprometidos e co-responsáveis. É estética porque se refere ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas. E é política porque está associada à organização social einstitucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS. 
Com base nesta concepção, foi criada pelo Ministério da Saúde, em 2003, a Política Nacional de Humanização, atuando de forma transversalàs demais políticas de saúde, a fim de impactá-las e interferir na qualificação da atenção e gestão do SUS. Sua criação se deve à necessidade de avanço e qualificação do sistema nacional de saúde, narelação e nos processos de atenção ao usuário, bem como no trabalho de gestores e trabalhadores da área, reconhecendo a singularidade e a capacidade criadora de cada sujeito envolvido. 
A PolíticaNacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos. Alémdisso, está em constante atualização, em busca de coerência com os princípios do SUS, sendo uma política institucional construída coletivamente, envolvendo não só o governo federal, mas as instânciasestaduais e municipais. Para se efetivar a humanização é fundamental que os sujeitos participantes dos processos em saúde se reconheçam como protagonistas e corresponsáveis de suas práticas,buscando garantir a universalidade do acesso, a integralidade do cuidado e a equidade das ofertas em saúde. 

Humanizar se traduz, então, como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado.Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Incluir para estimular a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Humaniza sus
  • Humaniza sus
  • HUmaniza SUS
  • Humaniza SUS
  • Humaniza sus
  • Humaniza SUS
  • Humaniza sus
  • Humaniza Sus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!