http://mogidascruzes.olx.com.br/tenis-basquete-nike-hyperfuse-cor-excl-ny-nicks-tam-us12-bra44-iid-626172522

323 palavras 2 páginas
RESUMO do Braz, M. Netto,J. Trabalho, valor. In.: Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2009. P 29-51

O trabalho é mais que um elemento teórico, ele é o nosso modo de ser, é a transformação de materiais naturais para fazermos algo da nossa necessidade. Somos diferentes dos animais porque utilizamos do nosso raciocínio para fazer o que idealizamos, como criar, construir ou transformar, os animais até fazem certas coisas, maravilhosas, mas são apenas por instinto, e não raciocínio.
Com o passar de tempo e conhecimento, por meio da comunicação que nós humanos criamos, como primeiramente, símbolos, e depois a escrita tudo foi melhorando. Aprendemos a analisar o “produto” em geral, e assim fomos aprimorando as nossas ferramentas de trabalho e também a qualidade e o modo de fazer as coisas em geral.
Os grupos primitivos só evoluíram através do trabalho, e assim, se transformaram em sociedade. Há diferentes tipos de relação entre homens e sociedade, mas a relação com a natureza sempre estará presente. Não há sociedade sem natureza, mas com certeza, ela viveria sem a presença do homem.
A práxis é a idealização, reflexão e realização, ou seja é a melhor parte de cada ser, o seu outro lado é chamado de alienado, que ai é quando o próprio homem facilita a exploração dele, por outro homem.
O Ser social é resultado das Relações sociais que o trabalho proporciona. A sociedade só é possível através do trabalho e ela não é a soma de pessoas, e sim a relação entre os seres individuais interagindo no cotidiano.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – SETOR LITORAL

Trabalho apresentado a professora
Taísa da Motta Oliveira, no módulo de Processos de Trabalho I no curso de Serviço Social, turma de 2011, pela aluna
Caroline do Rosário Pereira,
GLR 20110131.

MATINHOS 2013

Relacionados