greenstone belts

Páginas: 8 (1830 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
Crátons


Os crátons são estruturas geológicas muito antigas e ricas em minerais metálicos
São um tipo de estrutura geológica caracterizada, , pela sua estabilidade e composição antiga, tendo se constituído durante a era Pré-Cambriana, há mais de dois bilhões de anos.
Esse tipo de estrutura é, basicamente, a porção das placas continentais, que durante um período mínimo de 100 milhões deanos não sofrem ações diretas do tectonismo e do vulcanismo, o que caracteriza a sua estabilidade. Sua composição é, em maior grau, de rochas magmáticas e metamórficas.
Os crátons são estáveis, mas isso não significa que estamos dizendo que eles não passam por transformações. Porém, neles, os agentes endógenos ou internos de transformação do relevo praticamente não atuam. Por isso, as rochassão, externamente, muito desgastadas, em virtude da ação dos agentes externos ou exógenos, tais como a água, o vento e o clima.
Por essas razões, o relevo das áreas onde se localizam os crátons costuma abranger, em geral, regiões de planaltos com baixas altitudes e algumas depressões relativas.
Os crátons são divididos em dois tipos principais de estruturas: os escudos cristalinos e asplataformas.

ESCUDOS CRISTALINOS
Quando este cráton está aflorando na superfície, chamamos de Escudo Cristalino, e quando está por baixo de uma outra macroestrutura, como por exemplo, uma Bacia Sedimentar, chamamos de Embasamento Cristalino. Estas regiões são ricas em recursos minerais, mas por serem muito antigas, se encontram bastante rebaixadas pela erosão atuante durante as longas erasgeológicas.
Exemplos:Escudo das Guianas, o Brasileiro e o Canadense, na América, Siberianos ou de Angara e o Chinês, na Ásia; Australiano; Guineano, na África; e o Fino-Escandinavo, na Europa.
 

Serra do Mar (Marumbi)







Desse modo podemos dizer que escudo é um cráton aflorado ou aflorando.
Plataformas: ou embasamento cristalino é Quando os cratons são recobertos por formaçõessedimentares ( rochas sedimentares), .Formam na verdade, um substrato, a base ou o "alicerce" das bacias sedimentares fanerozóicas. Na estrutura geológica do Brasil, existem várias cobeturas fanerozóicas, como, por exemplo, as das bacias intracratônicas do Paraná, do Parnaíba ou Meio-Norte e a do Amazonas.
Vale lembrar que os escudos cristalinos são encontrados em menor quantidade no Brasil cerca de36%, separados em três conjuntos , o escudo de Guiana, Escudos Brasil central e escudo altlantico. É constituído basicamente por rochas metamórficas gnaisses, micaxistos, mármores e quartzitos e magmáticas granitos e sienitos.
Uma parte desses escudos é constituída de núcleos estruturados no Arqueozoico, já sem movimentação orogenética, sendo assim há mais ou menos 2,5 bilhoes de anos atrás,tais núcleos também são chamados de áreas cratonicas.
Em geral, os crátons possuem uma grande importância para os estudos referentes à estrutura e ao passado geológico do planeta, pois apresentam uma elevada riqueza em termos de tipos e quantidades de minerais metálicos, como o ferro, o cobre, o alumínio e o estanho. Além disso, os crátons, por serem formações constituídas há muito tempo eestáveis, apresentam as mais antigas rochas do planeta.

BACIAS SEDIMENTARES
As Bacias Sedimentares, são formadas exclusivamente por rochas sedimentares, oriundas de Escudos Cristalinos que sofreram erosão por muito tempo. Elas podem ter origem pelo acúmulo de antigos mares, bem como áreas que antigamente estiveram submetidas a períodos bastante secos, na qual o intemperismo físico era opredominante, deixando como consequência muitos sedimentos, que com o passar dos tempos, foram se transformando em rocha (sedimentar). Essas bacias são excelentes áreas de armazenamento de água, os aquíferos e também armazenam os combustíveis fósseis que temos conhecimento. Os fósseis também são encontrados nestas macroestruturas, estudados pela Paleontologia.




Bacias Sedimentares


 
Canyon...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Greenstone belt do Rio Itapicuru
  • Greenstone
  • Belts EUA
  • Belts dos estados unidos
  • Certificação Belts ASQ
  • Prejeto Seis Sigma Green Belt
  • Programa Six Sigma
  • EUA,: espaço urbano, cidade mais populosa, agricultura, imigrantes, Sun Belt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!